Como entender uma planta Arquitetonica?
Índice
- Como entender uma planta Arquitetonica?
- Como é feita a planta baixa?
- Como descobrir a medida de uma planta?
- Como interpretar a planta de um apartamento?
- Quais os elementos de uma planta baixa?
- Qual a altura das plantas baixas?
- Quais são os tipos de planta baixa?
- Por que as plantas baixas são feitas à mão?
- Qual é o significado do termo planta baixa?
Como entender uma planta Arquitetonica?
Para entender o que diz a planta de uma casa, que faz parte de um projeto arquitetônico, é preciso entender também os símbolos e convenções utilizada pelos arquitetos e engenheiros para sua criação. A planta baixa de uma casa é a representação dos seus cômodos ou ambiente em projeção horizontal.
Como é feita a planta baixa?
A planta baixa é um desenho em escala que mostra a relação entre quartos, espaços e características físicas vistas de cima. Uma planta baixa também pode ser chamada de planta de casa, planta arquitetônica, desenho arquitetônico, ou simplesmente planta.
Como descobrir a medida de uma planta?
Escala. A escala nada mais é do que a relação entre as dimensões de um desenho e o objeto que ele representa. No canto inferior esquerdo está a escala dessa planta, de 1:50. Isso significa que cada 1 cm desenhado corresponde a 50 cm na realidade.
Como interpretar a planta de um apartamento?
Por exemplo, as plantas, geralmente, são realizadas em escala 1:50 ou 1:100 e em centímetros. Se a representação estiver em 1:50 significa que os cômodos desenhados são 50 vezes menores que o tamanho original deles. Já em 1:100, um aposento que na realidade mede 3×5 metros, vai medir 3×5 centímetros na planta.
Quais os elementos de uma planta baixa?
Elementos Gráficos da Planta Baixa
- Cômodos. Os cômodos são identificados através de nomes padronizado, como Área Gorumet, Escritório, Sala de Estar, Varanda, Sacada, Cozinha, entre outros. ...
- Equipamentos Fixos. ...
- Indicação dos Cortes. ...
- Janelas. ...
- Mobílias. ...
- Norte. ...
- Paredes e Divisórias. ...
- Portas.
Qual a altura das plantas baixas?
Importante complementar que a altura das plantas baixas é sempre definida a 1,5 m do piso. Isso ajuda a padronizar os documentos e também a entender onde ficam as janelas do imóvel, como veremos logo adiante. As áreas preenchidas em cinza representam as paredes do imóvel. Observe que elas têm espessuras diferentes.
Quais são os tipos de planta baixa?
Apesar de planta baixa ser um termo bastante comum para definir uma representação de um projeto visto de cima, há 3 tipos diferentes de planta baixa, e todas mostram esse olhar de cima, mas com uma representação diferente.
Por que as plantas baixas são feitas à mão?
Por muito tempo, as plantas baixas foram feitas à mão por arquitetos. Hoje, graças a softwares especializados, é possível criá-las no computador e até mesmo inovar no campo. Uma dessas novidades é a planta humanizada, em que os elementos da planta baixa de um apartamento aparecem coloridos, texturizados e iluminados, como no exemplo abaixo:
Qual é o significado do termo planta baixa?
O termo planta baixa é um nome que se atribui a um desenho técnico e esquemático de uma futura construção, tendo um corte imaginário e horizontal com uma altura de 1,5 m do piso. Esse corte imaginário consegue captar vãos e aberturas do projeto, como portas e janelas, que podem ser vistos a partir do esquema desenhado.