Como é feito o exame de sorologia para dengue?

Índice

Como é feito o exame de sorologia para dengue?

Como é feito o exame de sorologia para dengue?

Em um hospital ou laboratório, o exame de sangue para dengue é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:

  1. Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. ...
  2. O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha.

É possível estar com dengue e o exame dar negativo?

De acordo com pesquisas, cerca de 40% dos pacientes que têm diagnóstico de dengue apresentam exames negativos para a doença.

Quanto tempo demora sorologia para dengue?

O teste rápido para identificar dengue está sendo cada vez mais utilizado para fazer o diagnóstico de possíveis casos de infecção pelo vírus, pois demora menos de 20 minutos para identificar se o vírus está presente no organismo e há quanto tempo devido a detecção de anticorpos, o IgG e o IgM.

Quando exame de dengue da Negativo?

O exame sorológico de dengue pode apresentar falsos resultados negativos quando realizados antes do sétimo de dia da doença ou quando a pessoa apresenta reinfecção da dengue causada por outro sorotipo do vírus.

Como fazer um exame de dengue?

Caso você sinta febre, dor de cabeça e fraqueza é possível que o médico te peça para fazer um exame de dengue. Existem algumas opções de testes para detectar a doença. Conheça essas possibilidades a seguir.

Será que a dengue está em curso?

Os anticorpos IgG são produzidos mais tarde e ficam no corpo por mais tempo. Por isso, ter IgM positivo pode indicar que a dengue está em curso e ter apenas o IgG positivo pode ser sinal que a doença já está curada.

Por que não sofrer com dengue?

Pessoas que já sofreram com dengue anteriormente a apresentam a doença de novo podem apresentar resultados alterados, uma vez que o corpo já possuirá o anticorpo IgG circulando naturalmente. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quais são os testes para detectar dengue?

Os testes para detectar dengue já estão bem-estabelecidos no Brasil, no entanto alguns apresentam reação cruzada com outras doenças e resultado falso positivo-negativo. Por isso, é importante que o profissional analise os resultados considerando o quadro clínico do paciente e a situação endêmica local.

Postagens relacionadas: