É normal fazer biópsia na colonoscopia?

Índice

É normal fazer biópsia na colonoscopia?

É normal fazer biópsia na colonoscopia?

Normalmente, se existe uma suspeita de câncer colorretal, é realizada uma biópsia durante a colonoscopia. Nessa biópsia o médico remove uma amostra de tecido que é enviada a um laboratório de patologia para análise.

O que pode ser diagnosticado no exame de colonoscopia?

O que é e quando fazer esse exame que avalia uma parte do intestino e detecta, entre outras coisas, pólipos, câncer e doenças inflamatórias intestinais. A colonoscopia é um exame invasivo que captura imagens em tempo real do intestino grosso e de parte do íleo terminal (a porção final do intestino delgado).

Como é o resultado da colonoscopia?

Com muita freqüência, o paciente já sai do local de exame com uma boa noção do resultado, dado verbalmente pelo médico que realizou o procedimento. Porém, o resultado definitivo, dependendo de ter sido necessária alguma biópsia, pode demorar até uma semana para ficar pronto.

O que é colonoscopia com biópsia?

A colonoscopia é um exame que visa estudar o interior da porção final do intestino, com enfoque especial em pontos como o reto e o cólon.

Quando a colonoscopia é indicada?

O exame é solicitado a partir dos 40 anos de idade para homens e mulheres que não tenham histórico de câncer colorretal na família, como forma de rastreamento da doença.

Quais os sintomas depois de uma colonoscopia?

Após o exame, a persistência ou exacerbação de sinais e sintomas como: náuseas, vômitos, dor, sangramento, febre, distensão abdominal, fraqueza, taquicardia e outros, merecem atenção e o paciente deve comunicar seu médico ou se dirigir ao hospital para ser avaliado pela equipe médica.

Qual o resultado da colposcopia?

O fragmento de tecido recolhido é enviado para o laboratório, de forma a ser obtido um diagnóstico histológico. Os resultados da colposcopia dependem do que é possível visualizar durante o exame.

Qual a contraindicação à colposcopia?

Algumas pacientes sentem algum desconforto na hora da passagem do espéculo ou durante a biópsia, mas, em geral, não é nada de mais. Não é preciso anestesia nem sedação para a realização da colposcopia. Também não é necessário nenhum preparo espacial para o exame. Não existe nenhuma contraindicação absoluta à realização da colposcopia.

Qual a vantagem da colposcopia no exame ginecológico comum?

A vantagem da colposcopia em relação ao exame ginecológico comum é o fato dele conseguir iluminar adequadamente o canal vaginal e permitir que o ginecologista possa visualizar a região através de lentes de aumento, o que permite a identificação de lesões na mucosa da vagina e do colo do útero que o olho nu não é capaz de perceber.

Quando é realizada a biópsia associada à colposcopia?

Sempre que é realizada biópsia associada à colposcopia o resultado demora alguns dias a ser obtido, pois está dependente da avaliação pelo médico anatomopatologista no laboratório. Perante um elevado grau de suspeita de malignidade, o estudo histológico é realizado com urgência, sendo possível um resultado em poucos dias.

Postagens relacionadas: