Como interpretar uma topografia de córnea?

Índice

Como interpretar uma topografia de córnea?

Como interpretar uma topografia de córnea?

Este exame tem como principal indicação a avaliação da curvatura da córnea que funciona como uma lente de 60 Dioptrias. Se existe uma curvatura anômala, a luz será refratada com irregularidade e a imagem que se formará na retina será borrada, traduzindo-se por baixa acuidade visual.

Como examinar a córnea?

Topografia Corneana (Ceratoscopia Computadorizada) Um dos exames oculares mais importantes é a topografia corneana, pois por meio de um equipamento especializado é possível ver o mapeamento topográfico do relevo da córnea.

Como entender o exame de ceratocone?

Como diagnosticar o ceratocone? Em caso de suspeita da doença, o diagnóstico é feito por meio do exame oftalmológico e confirmado pela Topografia Corneana Computadorizada – exame que faz um estudo topográfico de superfície da córnea, ou seja, um retrato mais apurado da córnea.

Para que serve o exame de topografia de córnea?

A Topografia Computadorizada da Córnea analisa a curvatura da córnea em toda a sua extensão desde o seu centro até a sua periferia e avalia as alterações de sua superfície como a regularidade e a simetria, permitindo identificar astigmatismos e outras irregularidades na córnea, como o ceratocone.

O que é topografia da córnea?

A Topografia computadorizada corneana é o exame que faz a avaliação da curvatura anterior da córnea e realiza o mapeamento topográfico utilizando o reflexo digitalizado de anéis concêntricos luminosos (anéis de Plácido). Este exame fornece informações do mapa corneano em 3D e permite a detecção precoce do ceratocone.

Qual o valor normal da paquimetria?

No exame de paquimetria, portanto, sabe-se qual é o estado deste componente tão importante para a visão. Um resultado positivo, ou seja, que confirma a estrutura normal da córnea deve ficar entre 4 micrómetros.

Qual o valor do exame topografia de córnea?

A topografia corneana deve ser feita em uma clínica médica oftalmológica, que possa oferecer equipamentos e profissionais qualificados para a realização do exame. O preço do exame, geralmente, é a partir de R$ 200,00 — mas pode variar, dependendo do local.

Qual exame para ver a retina?

A retinografia é um exame usado para mapear as estruturas dos olhos. A técnica registra fotografias em alta resolução, tanto da retina, quanto do nervo óptico e do fundo do olho.

Como é feita a topografia da córnea bilateral?

A interpretação do exame deve ser efetuada pelo médico oftalmologista, levando em consideração a história clínica do doente, outros exames auxiliares de diagnóstico, etc. Habitualmente, a topografia da córnea é realizada aos dois olhos (bilateral), sendo por isso designada de topografia corneana binocular.

Qual é a topografia computadorizada de córnea?

A topografia ou ceratoscopia computadorizada de córnea, é o exame indicado através do qual uma análise qualitativa e quantitativa do astigmatismo corneal pode ser realizada.

Qual a diferença entre a topografia de córnea e ceratocone?

Diferentemente de uma topografia realizada em um olho normal, no ceratocone a topografia de córnea revela a presença de um astigmatismo irregular e assimétrico que, em geral apresenta uma maior curvatura na porção inferior da córnea.

Como a tomografia de córnea pode avaliar a presença de outras alterações oculares?

A Tomografia de Córnea também é capaz de avaliar a presença concomitante de outras alterações oculares dignas de nota na escolha da técnica de Cirurgia Refrativa a ser utilizada, como o Ceratocone ou a presença de Glaucoma de Ângulo Fechado.

Postagens relacionadas: