Como entender que segundo Kant o juízo estético?
Como entender que segundo Kant o juízo estético?
Segundo Kant, o juízo estético advém do prazer gerado, não havendo necessidade de estar relacionado com qualquer conhecimento acerca do objeto. Nesse sentido, o juízo estético corresponde a somente uma intuição de ordem subjetiva, de acordo com a forma que o sujeito percebe o objeto.
O que Kant entende por universalização do juízo de gosto?
A universalidade do juízo de gosto não tem um princípio objetivo porque não pretende determinar nenhum objeto. ... No entanto, sob a pressuposição de um assentimento universal a respeito do que é belo, a necessidade neste juízo adquire uma representação objetiva baseada no fundamento de nosso sentimento.
O que é juízo segundo Kant?
Juízo, na concepção kantiana, é um enunciado que se submete a valores de verdade. Kant também aqui segue o pensamento de Aristóteles, para quem todo juízo se articula de acordo com a estrutura sujeito-verbo-predicado.
Por que o juízo sintético a priori é o mais importante para questão do conhecimento?
Das formas de se obter conhecimento: o juízo a priori. ... Por acrescentar algo ao sujeito, podemos dizer que os juízos sintéticos são os que nos geram conhecimento, ao contrário dos juízos analíticos. Há conhecimentos que, sim, surgem da experiência, mas há, também, conhecimentos que não dependem, exclusivamente, dela.