Como ler um processo judicial?
Como ler um processo judicial?
O passo a passo é bem simples:
- Acesse o site do TRT da sua região;
- Clique na aba “PJe (Processo Judicial Eletrônico)”;
- Irá abrir nova janela onde você irá clicar no campo “Acesso ao PJe (TRT2)”;
- Clique em “Consulta Processual”;
- Preencha os campos com o número do seu processo.
Como entender seu processo?
O que você vai encontrar neste artigo:
- Petição inicial: o começo de tudo.
- Citação: o direito de defesa do réu.
- Réplica: o direito de resposta do autor.
- Fase probatória: quem alega tem que provar.
- Sentença: a decisão final do juiz.
- Recursos: a arma do vencido.
- Cumprimento de sentença: colocando a decisão em prática.
Como funciona a entrada de um processo?
Um processo se inicia a partir do protocolo de uma petição ao juiz de primeira instância (primeiro grau). ... Então o juiz dá uma sentença decidindo sobre o processo. Publicada a sentença, caso as partes não concordem com ela, podem ajuizar um recurso de apelação com o objetivo de reverter o resultado do processo.
Como funcionam os processos judiciais?
Processo judicial: Entenda como funcionam os processos! Para quem não trabalha na área jurídica, compreender o andamento de um processo judicial pode ser uma tarefa bastante complicada.
Como entender o andamento de um processo judicial?
Para quem não trabalha na área jurídica, compreender o andamento de um processo judicial pode ser uma tarefa bastante complicada. Além da linguagem técnica muito específica, o desenrolar dos processos dificilmente é o mesmo: a depender da matéria envolvida (direito criminal, direito de família, etc.), as fases são completamente diferentes.
Qual a próxima fase do processo judicial?
Caso estejam, passa-se à próxima fase do processo judicial: a citação do réu para que ele tome conhecimento da ação. Nesse momento, por exemplo, um oficial de justiça vai à residência do réu (ou à sede da pessoa jurídica) e entrega um mandado de citação, ou seja, uma ordem do juiz para que ele compareça a uma audiência de conciliação.
Qual a fase probatória do processo judicial?
4. Fase probatória: quem alega tem que provar Agora que as partes apresentaram todos os seus argumentos, passamos a uma das fases mais importantes de um processo judicial: a fase probatória. Nesse momento, o juiz convoca as partes para que indiquem quais provas pretendem produzir para corroborar a sua versão dos fatos.