O que precisa ter na petição inicial?

Índice

O que precisa ter na petição inicial?

O que precisa ter na petição inicial?

Os requisitos da petição inicial são os seguintes:

  • o juízo a que se destina;
  • a qualificação das partes;
  • a causa de pedir, ou seja, os fatos e os fundamentos jurídicos do pedido;
  • o pedido;
  • o valor da causa;
  • as provas que pretende produzir;
  • a opção pela realização – ou não – da audiência de conciliação ou mediação;

Como fazer uma petição inicial?

Neste post, vamos explicar quais casos se enquadram como pequenas causas, quando é preciso fazer uma petição e como fazê-la. A petição inicial é um instrumento em que o autor da ação explica para o servidor do Poder Judiciário qual é a origem e os motivos de ele acreditar que foi lesado por determinada pessoa ou empresa.

Quais são os requisitos da petição inicial?

Na inicial, portanto, detalhes são algo que não devem ser ignorados pelo advogado. Afinal, é a partir dessa peça que uma boa defesa ou uma defesa falha se apresenta. Como observado, os requisitos da petição inicial não são importantes apenas por questões de morosidade ou de coerência argumentativa.

Como deve ser endereçada a petição inicial?

A petição inicial sempre deve ser endereçada ao juízo competente, que pode ser tanto da esfera da Justiça Estadual quanto da Federal. Em determinadas situações, como é o caso da ação rescisória ou mandado de segurança contra ato judicial, a petição deverá ser endereçada ao Tribunal, uma vez que essas ações são de competência originária dele.

Quais são os nomes da petição inicial?

Art. 319. A petição inicial indicará: II – os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu;

Postagens relacionadas: