Qual a relação entre a gralha azul e o pinhão?

Índice

Qual a relação entre a gralha azul e o pinhão?

Qual a relação entre a gralha azul e o pinhão?

No inverno, ela retira o pinhão das árvores para se alimentar. Nesse processo, contribui para a fixação da espécie arbórea em diversas áreas. “Ela debulha o fruto, o transporta e enterra para estocar, o que faz com que a aruacária possa germinar em novo local”, explica.

Qual é o ecossistema da Gralha Azul?

Embora se diga que seu habitat é a floresta de araucária do sul do Brasil, por força da dieta composta de insetos, frutos e pequenos invertebrados, esta ave não tem dependência restrita dessas florestas e sua área de distribuição abrange desde o sul do Estado do Rio de Janeiro para o norte, até o Estado do Rio Grande ...

Porque a gralha azul tem esse nome?

Gralha azul é o nome dado a uma linda ave que motivou no Paraná, a tradição de plantadores de pinheiros, enterrando as sementes com a ponta mais fina para cima e devorando a cabeça, que seria a parte apodrecida. A Gralha-azul tem o hábito de enterrar pinhões. ...

Qual a relação entre a gralha-azul e as araucárias?

A gralha-azul alimenta-se de insetos e sementes. Acredita-se que a ave seja responsável pela disseminação das sementes da araucária, já que ela enterra o pinhão para guardar alimento, propiciando o crescimento de novas árvores.

Qual a relação entre a gralha-azul e o desenvolvimento das Araucárias?

A gralha-azul, ave simbolo do Paraná, coleta os pinhoes liberados pela araucária e as enterra em diversos locais para come-las depois. Como as gralhas não se lembram onde enterraram todos os pinhoes, alguns acabam germinando. Assim as gralhas-azuis são essenciais para a dispersão de sementes das araucárias.

O que comem as gralhas?

A gralha-cancã é onívora, comendo tudo, desde artrópodes, insetos, frutos, inclusive de várias cactaceas à ração de galinha, se acessível. Alimenta-se também de pequenos roedores, pequenas cobras, peixes e até outras aves menores; a gralha-cancã é uma ave “fria” que mata suas presas com diversas pancadas na cabeça.

Por que é possível dizer que a Gralha Azul ajuda na formação da mata de araucárias?

Além de fazerem ninhos nos galhos dessa planta elas também se alimentam de suas sementes, chamadas pinhões. As Gralhas-azuis têm o habito de enterrar alguns pinhões para comer mais tarde. Dessa forma, espalham sementes e ajudam no nascimento de novas árvores.

Postagens relacionadas: