Como era compreendida a adolescência na Antiguidade Clássica?

Índice

Como era compreendida a adolescência na Antiguidade Clássica?

Como era compreendida a adolescência na Antiguidade Clássica?

Embora ainda pouco estudada, a adolescência tem sido vista desde a Antiguidade pelo prisma da impulsividade e excitabilidade. Na Grécia Antiga, os jovens eram submetidos a um verdadeiro adestramento, cujo fim seria inculcar-lhes as virtudes cívicas e militares. Aos 16 anos, podiam falar nas assembleias.

Como era a adolescência na Grécia Antiga?

Na Grécia Antiga, os jovens eram submetidos a um adestramento, cujo intuito era promover as virtudes cívicas e militares. Com 16 anos, eles podiam falar nas assembleias, e passavam a ser inscritos nos registros públicos da cidade aos 18 anos, marcando a maioridade civil.

O que é adolescência em PDF?

Adolescente deriva da palavra latina adolescere e significa crescer, desenvolver-se. Não existe consenso, entre os diferentes autores dos estudos divulgados, contudo, a generalidade refere que a adolescência é uma etapa intermédia do crescimento humano que decorre entre a infância e a idade adulta (Coslin, 2009).

O que os adolescentes de antigamente faziam?

Como era a adolescência antigamente? ... Os adolescentes daquela época tinham horário para sair e voltar para casa, eles eram muito mais responsáveis. Adolescer naquela época era mais fácil, pois não existia tantas drogas, os adolescentes não saiam com tanta freqüência, o respeito com os pais era maior e o diálogo também.

Como são os jovens de hoje em dia?

Os jovens de hoje abrem o windows e vão direto para as redes sociais. Até os cafés agora também são virtuais. ... Vivemos o futuro, mas muitos jovens parecem viver como nos tempos dos nossos pais. Apesar de muitas mudanças, há coisas na vida do jovem de hoje em dia que são como sempre foram e sempre serão.

Quais são as principais características da adolescência?

A adolescência tem sido vista na Psicologia como uma fase do desenvolvimento que apresenta características muito especiais, tais como rebeldia, crise de identidade, conflito geracional, tendência grupal, necessidade de fantasiar, evolução sexual manifesta e outras mais.

Quando surge o termo adolescente?

A adolescência apareceu no Século 19, na esteira das transformações econômicas e sociais pelas quais o mundo passava. “Ela surge como um prolongamento do tempo de dependência da família e de formação para o trabalho”, explica a psicóloga e psicanalista Luciana Gageiro.

Como era a educação das crianças na Antiguidade e medievalidade?

A intenção deste artigo é sistematizar informações a respeito de como era a educação das crianças na Antiguidade e Medievalidade.

Qual é a Antiguidade Clássica?

É conhecido como Antiguidade Clássica, Era Clássicaou ainda Período Clássicoo longo período histórico onde as civilizações gregae romanase destacaram de modo excepcional em meio a qualquer outra sociedade nos mais variados aspectos do desenvolvimento humano.

Como era o imaginário da adolescência?

No final dos 20 ou 30 anos de idade os corpos jovens esfriavam e secavam suficientemente para se tornarem razoáveis, temperados e prontos para encabeçarem seus próprios lares como maridos e pais. Como esse imaginário teórico da adolescência era traduzido na prática?

Qual a origem da adolescência na família moderna?

A construção social da adolescência na família moderna é fruto de uma série de transformações socioeconômicas que a civilização ocidental sofreu ao longo dos séculos XVIII e XIX, que marcaram a chegada do ideal individualista.

Postagens relacionadas: