Como era a economia e a política do período feudal?

Índice

Como era a economia e a política do período feudal?

Como era a economia e a política do período feudal?

A economia feudal, inserida contexto do feudalismo, era uma economia agrária e de subsistência baseada na posse de terras (feudos). Lembre-se que o feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural. Perdurou na Europa Ocidental entre os séculos V ao XV, durante o período denominado de Idade Média.

Como era a política na época do feudalismo?

A principal característica política do feudalismo era a descentralização do poder. O rei tinha pouca ou nenhuma autoridade e, em troca de ajuda militar, era comum que cedesse grandes porções de terra (os feudos) a membros da nobreza.

Como era a economia durante o período feudal?

A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. ... As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média.

Qual é a principal atividade econômica do feudalismo?

- A principal atividade econômica no feudalismo: era voltada para subsistência, eles consumiam o que produziam, e também não havia trocas comerciais entre o camponês e os donos das terras. Explicação: A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura.

O que foi o apogeu do feudalismo?

Foi fruto de um processo iniciado no século V, com a destruição do Império Romano do Ocidente. Ganhou maior intensidade após as invasões dos muçulmanos, no século VIII, e normandos e magiares no século IX. Atingiu seu apogeu, no século X nas terras da Europa Centro-Ocidental.

Como era a cultura do feudalismo?

Portanto, a cultura se baseava na religião. As pinturas representavam histórias bíblicas e a arquitetura era responsável principalmente pela construção de grandes igrejas românicas e góticas, além de castelos. Também se destacaram a música sacra, a literatura, com a poesia medieval, a filosofia e a ciência.

Como era a política da Idade Moderna?

No campo político, a Idade Moderna surpreendeu, centralizando o poder e inaugurando uma política absolutista. O poder era voltado somente aos reis e ao Estado, neutralizando a participação dos cidadãos nas decisões políticas.

O que é ruralização da economia feudal?

No período feudal houve um processo de ruralização da economia, ou seja, a vida no interior do feudo era caracterizada pela produção de subsistência. ... A nobreza explorava a população campesina, forçada a produzir para si e para toda a sociedade. Dessa forma, o excedente destinava-se ao pagamento de tributos.

O que foi o feudalismo e quais foram as suas principais características?

O feudalismo foi uma forma de organização política, econômica, social e cultural que surgiu na Europa no século V, após a queda do Império Romano, e que tinha como base a posse de terras. Nesse tipo de organização, os senhores feudais (proprietários das terras) tinham nos trabalhadores rurais os seus servos.

Qual a origem da economia feudal?

A economia feudal, inserida contexto do feudalismo, era uma economia agrária e de subsistência baseada na posse de terras (feudos).. Lembre-se que o feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural. Perdurou na Europa Ocidental entre os séculos V ao XV, durante o período denominado de Idade Média.

Quando começou o feudalismo?

No manso comum ou terras comunais, a posse era coletiva das terras, bosques e pastagens. Esse sistema de economia feudalera fechado e fez as atividades comerciais retraírem nos séculos 6 ao 9. A partir dos séculos 10 e 11, porém, houve grande desenvolvimento comercial e a urbanização, com as quais o feudalismo era compatível.

Qual era a principal atividade desenvolvida no feudalismo?

A agricultura era a principal atividade desenvolvida no feudalismo, ainda que o artesanato fosse marcante. O artesanato servia para a produção de ferramentas e matérias de uso doméstico.

Como funcionava a troca de mercadorias no feudalismo?

Nesse caso, as trocas de mercadorias (ou escambo) eram realizadas através de produtos cultivados nos feudos, visto que não existia um sistema monetário (moeda).. A agricultura era a principal atividade desenvolvida no feudalismo, ainda que o artesanato fosse marcante.O artesanato servia para a produção de ferramentas e matérias de uso doméstico.

Postagens relacionadas: