Como era a organização social dos espartanos?

Índice

Como era a organização social dos espartanos?

Como era a organização social dos espartanos?

A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...

Como era a organização social em Esparta por que esta cidade era considerada uma oligarquia?

Todos eles exerciam poderes políticos mas somente os membros de algumas famílias consideradas mais importantes é que podiam ser escolhidos como representantes nas funções de comando da sociedade. Por isso entende-se que o poder político na sociedade espartana se dava por meio de um regime oligárquico.

Qual o grupo social de Esparta tinha mais direito quais as suas principais funções?

Esparciatas ou espartanos – principal grupo na hierarquia social, os espartanos eram descendentes dos dórios e formavam a aristocracia da cidade, ou seja, eram os grandes proprietários de terras. Exerciam as funções administrativas e militares na cidade-estado.

Como funcionava a organização de Esparta?

A organização política de Esparta e Atenas era bastante discrepante. Em Esparta o governo era uma Monarquia regida por dois reis, denominada de Diarquia. Os reis espartanos faziam parte de duas famílias abastardas – os Ágidos e os Euripôntides.

Qual é a relação entre o laconismo E a sociedade?

Tão próxima que lacônico e espartano hoje têm significados próximos, quase sinônimos. A sociedade espartana era uma sociedade militarizada, seus cidadãos eram soldados. ... Esparta era a cidade-estado mais poderosa da reigião da Lacônia. Lacônica tem a ver com comunicação.

Como era a organização da sociedade espartana?

A organização da sociedade espartana se dava por grupos que exerciam determinadas funções. Como as regras eram bastante rígidas, os lugares sociais também não se alteravam com facilidade. Esparta era, portanto, uma cidade de profunda divisão social, visível na concentração dos poderes políticos e na própria forma de se tomar decisões.

Qual a importância da Educação em Esparta?

Na Antiguidade, a cidade-estado grega de Esparta era muito voltada para as atividades militares. Desta forma, a educação recebeu forte influência da área militar. Extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. Logo, as atividades físicas eram muito ...

Como foi a formação educacional da mulher em Esparta?

Assim como o homem, a mulher espartana também foi influenciada pela ideologia militarista. Portanto, faça uma análise de como foi a formação educacional da mulher em Esparta. Entenda o contexto histórico da Batalha de Queroneia, conflito decisivo para a construção do Império Macedônico.

Qual o objetivo da educação espartana?

Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes. Dessa maneira, toda a educação espartana estava voltada para o caráter militarista, tendo a criança desde pequena, que se preparar para se tornar um soldado futuramente.

Postagens relacionadas: