Como era a educação na sociedade grega pensando no caso ateniense e espartana?
Como era a educação na sociedade grega pensando no caso ateniense e espartana?
Extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. ... A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural.
O que a educação grega têm a nos ensinar hoje?
A educação na Grécia antiga, cujo sucesso inegável é amplamente comprovado pela criatividade em todos os campos do saber e da arte, voltava-se, acima de tudo, à preparação dos jovens para os altos postos da vida pública: a política, a magistratura e a educação mesma.
Qual a origem da educação grega?
A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A transmissão da cultura grega se dava também, através das inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões).
Qual a origem da cultura grega?
No período pré-homérico, aqueus, jônios, eólios e dórios chegaram e se fixaram na região, em ondas sucessivas, formando a base da cultura grega.
Qual a diferença entre Esparta e Atenas?
Em Atenas, mais especificamente, houve uma reformulação completa das relações sociais, dando surgimento à democracia (“governo da maioria”), marcada pela participação do cidadão nos negócios públicos. Enquanto isso, Esparta destacava-se por ser uma sociedade rigidamente estratificada e por seu espírito guerreiro.
Qual a história da Grécia Antiga?
Economia HISTÓRIA, 6º Ano do Ensino Fundamental Grécia Antiga – Economia, Política e Sociedade Nas imagens, podemos observar um ânfora de cerâmica grega (à esquerda) e uma antiga moeda da cidade de Atenas, tendo em um dos lados a representação de sua deusa protetora.