Como é o sistema educacional tradicional indígena?
Índice
- Como é o sistema educacional tradicional indígena?
- O que é a educação escolar indígena?
- Qual o objetivo da educação indígena?
- O que é a educação tradicional?
- O que é a escola do campo?
- Quais os desafios da educação escolar indígena?
- Qual é a diferença entre as escolas indígenas e as outras escolas?
- Qual o papel da educação indígena?
- Qual a condição das escolas indígenas?
- Quais são as regras do sistema educacional indígena no Brasil?
- Quais são as bases legais da Educação Escolar Indígena?
Como é o sistema educacional tradicional indígena?
Historicamente, a educação indígena esteve ligada à catequese dos índios, apaziguando-os, tornando-os dóceis e submissos às necessidades do colonizador. Ensinava-se a língua portuguesa, desconsideravam-se os mitos, as crenças, os hábitos indígenas, e as aulas eram ministrados por professores brancos.
O que é a educação escolar indígena?
A Educação Escolar indígena é uma modalidade da educação básica que garante aos indígenas, suas comunidades e povos a recuperação de suas memórias históricas, reafirmação de suas identidades étnicas, a valorização de suas línguas e ciências, bem como o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da ...
Qual o objetivo da educação indígena?
1. Formação inicial e continuada de professores indígenas em nível médio (Magistério Indígena). ... O objetivo principal é garantir educação escolar de qualidade e ampliar a oferta das quatro séries finais do ensino fundamental, além de implantar o ensino médio em terras indígenas.
O que é a educação tradicional?
A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. ... Não há lugar para o aluno atuar, agir ou reagir de forma individual. Não existem atividades práticas que permitem aos alunos inquirir, criar e construir.
O que é a escola do campo?
Educação no campo é uma modalidade da educação que ocorre em espaços denominados rurais. Diz respeito a todo espaço educativo que se dá em espaços da floresta, agropecuária, das minas e da agricultura e ultrapassa, chegando também aos espaços pesqueiros, a populações ribeirinhas, caiçaras e extrativistas.
Quais os desafios da educação escolar indígena?
O desafio da educação escolar indígena é se propor um sistema de ensino de qualidade e diferenciado, no sentido de atender as especificidades de um povo diferente da sociedade nacional, considerando que seus horizontes de futuro não são os mesmos que os nossos, e não reduzir a questão ao atendimento por meio dos ...
Qual é a diferença entre as escolas indígenas e as outras escolas?
Há, assim, a educação indígena que se refere aos processos de "transmissão e produção dos conhecimentos próprios dos povos indígenas, enquanto a educação escolar indígena diz respeito aos processos de transmissão e produção dos conhecimentos não indígenas e indígenas por meio da escola, que é uma instituição própria ...
Qual o papel da educação indígena?
O papel da educação indígena é reafirmar as identidades étnicas, valorizando suas línguas e ciências e garantindo aos índios e as suas comunidades, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e das demais sociedades seja elas indígenas ou não.
Qual a condição das escolas indígenas?
De acordo com o Conselho Nacional de Educação de 1999, a estrutura e o funcionamento das escolas indígenas deve reconhecer a condição de escolas com normas e ordenamento próprios, além de fixar diretrizes curriculares do ensino intercultural e bilíngue.
Quais são as regras do sistema educacional indígena no Brasil?
As regras que norteiam o sistema educacional indígena no Brasil são determinadas pelo Ministério da Educação (MEC) com base em seis metas principais que simplificam, mas não refletem de forma realista, a educação indígena no país.
Quais são as bases legais da Educação Escolar Indígena?
As bases legais que constituem a educação escolar indígena perpassada pela Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, resolução de 1999 e o Decreto Presidencial de 2004.