Quais as principais características da arte marajoara?

Índice

Quais as principais características da arte marajoara?

Quais as principais características da arte marajoara?

A arte marajoara ora caracteriza-se pelo zoomorfismo (representação de animais) ou antropomorfismo (representação do homem ou parte dele), bem como a mistura das duas formas (antropozoomorfismo).

Pará que servia a cerâmica marajoara?

A cerâmica marajoara, encontrada na Ilha do Marajó, no Pará, era o material utilizado para esculpir objetos do cotidiano e de cerimoniais, em que as peças eram mais trabalhadas.

Onde são feitas as cerâmicas marajoara?

A arte marajoara representa a produção artística, sobretudo em cerâmica, dos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará, considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas.

Que objetos os marajoaras costumavam produzir em cerâmica?

Vários utensílios com formas utilitárias são objetos cerâmicos com elaborada decoração que costumavam ser usados em funerais e em ritos de passagem pela sociedade Marajoara. Pratos, tigelas e vasos têm seu uso associado ao preparo dos alimentos, e para servi-los durante cerimônias.

Quais as características da arte tapajônica?

A arte tapajônica se caracteriza pelo zoomorfismo em seus vasos e estatuetas, isto é, são peças que apresentam a forma de um animal. Geralmente os animais da fauna existente nas cercanias eram os alvos de inspiração dos índios. Os que mais eram retratados eram os jacarés e as onças-pintadas.

O que simboliza a fase Marajoara?

A fase Marajoara, ocorrida provavelmente entre os anos 2 d.C., simboliza a época de um povo que chegou à ilha vivendo seu apogeu. Nesta fase vive-se a tradição policrônica, com exuberância e a variedade da decoração.

Quais as características de um material cerâmico?

A característica comum a estes materiais é serem constituídos de elementos metálicos e elementos não metálicos, ligados por ligações de caráter misto, iônico-covalente . Os materiais cerâmicos apresentam alto ponto de fusão. ... Os materiais cerâmicos são geralmente duros e frágeis.

O que é Ananatuba?

Ananatuba: Parte central da Ilha de Marajó, estendendo-se a sudeste do lago Arari no Rio Camará. A cerâmica desta fase tem como características as incisões, hachurado e engobo vermelho. Traços com efeito de sombreado.

Qual a origem da cerâmica do Marajó?

Diversas hipóteses surgiram indicando possíveis origens da cerâmica da ilha do Marajó.Uma delas, é a de que as fases arqueologicas da ilha do Marajó foram cinco, correspondendo, cada uma, a diferentes culturas instaladas na região e a diferentes níveis de ocupação.

Como é feito o barro de Marajó?

O barro é modelado manualmente com a técnica das cobrinhas (roletes), sem o uso do torno de oleiro. Os índios de Marajó faziam peças utilitárias e decorativas.

Por que a cerâmica é hierarquizada?

Os diversos padrões na cerâmica sugerem também uma sociedade hierarquizada, tese agora confirmada pela pesquisadora Cristiana: “Para ter uma cerâmica bem desenvolvida, é preciso que haja um excedente de produção. E quanto mais há acúmulo de bens, mais o grupo é dividido e a sociedade estratificada”.

Quais são os museus estrangeiros de cerâmica?

Museus estrangeiros também conservam espólios interessantes como o Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque. Entre os mais significativos espólios de cerâmica da região, o Museu do Marajó, criada em 1972, reúne peças de uso cotidiano e de costumes, relacionando-se com o aspecto cívico-religioso da civilização.

Postagens relacionadas: