Como era a educação no período jesuítico no Brasil?

Índice

Como era a educação no período jesuítico no Brasil?

Como era a educação no período jesuítico no Brasil?

Os jesuítas combinavam a catequese e o ensino em suas práticas, ou seja, à aprendizagem de seus trabalhos. Porém, o processo acontecia com uma distinta divisão social, sendo a catequese direcionada aos indígenas, praticada nos aldeamentos, e a educação à elite, ensinada nos colégios religiosos.

Como era a educação no período imperial no Brasil?

Mesmo assim, O ensino no período Imperial foi organizado em três níveis: primário, secundário e superior. O primário era somente para ensinar ler e escrever, o secundário se manteve nas aulas régias e o ensino superior voltado para as elites.

Quanto tempo durou a educação jesuitica?

Desde o primeiro colégio jesuíta em 15, os padres jesuítas foram os únicos responsáveis pela educação no Brasil, iniciando também os primeiros cursos superiores, sendo o primeiro em 1575, Bacharelado em Artes. Atualmente, ainda existem cerca de 20 instituições de origem jesuíta no Brasil.

Qual o período histórico da Educação no Brasil?

Período colonial: histórico da educação no Brasil. A educação no território brasileiro teve início com as práticas feitas pelos indígenas que orientavam e ensinavam para suas crianças as diversas técnicas e atividades necessárias para o bom funcionamento das aldeias como plantar, cozinhar, pescar, guerrear, dentre outros.

Como foi desenvolvida a educação na colônia?

A educação que foi desenvolvida no Brasil durante os três séculos de colonização era restrita, inicialmente, a alguns filhos de colonos e a índios aldeados. Até meados do século XVIII, as bases do que se ensinava na Colônia consistiam nos métodos da educação jesuítica.

Quais foram as determinações da educação feminina durante o período colônia?

Neste sentido, foi possível observar a complexidade das relações e determinações próprias para a educação feminina ao longo deste período histórico. Como objetivo principal pretende-se fazer um estudo do panorama histórico durante período do Brasil colônia, tomando como base a educação feminina.

Quais eram os interesses económicos que nortearam o sistema de ensino na colónia?

Na realidade, eram esses interesses económicos que nortearam a concepção, a organização e a evolução do sistema de ensino na colónia. O discurso de «civi­lizar o negro» (António Enes) e de «educá-lo» (Oliveira Martins) ocultava a vocação expansionista do capitalismo e da dominação colonial.

Postagens relacionadas: