Qual o papel da mulher na sociedade do período colonial brasileiro?

Índice

Qual o papel da mulher na sociedade do período colonial brasileiro?

Qual o papel da mulher na sociedade do período colonial brasileiro?

A visão de a mulher servir como propriedade do homem, no Brasil, tem sua origem no Brasil colonial. A mulher deveria ter um papel de exclusão social, de geração de filhos e de submissão ao marido. ... A partir disso a mulher passou a ser exposta em relação à sua sexualidade, à sua importância e à sua vitimização.

Como era a condição da mulher no período colonial no Brasil?

No período colonial brasileiro as mulheres eram peças fun- damentais para a construção da nova terra, porém a elas foi relegado um papel secundário ou quase invisível no meio social. O cotidiano feminino era marcado por rígido controle e a mentalidade da época era impregnada de mitos e superstições.

Qual a importância da educação feminina na colônia?

Para eles, a educação feminina na colônia significativa a base para a obra de moralização, além de representar uma forma eficiente na formação de famílias brasileiras. Entretanto, essa ideia não se concretizou, pois foi qualificada como ousada de mais, principalmente pela Rainha de Portugal, Dona Catarina.

Qual a origem da instrução feminina no Brasil?

Portanto, era essa a mentalidade expressa nesse período em relação a instrução feminina (RIBEIRO, 2000, p. 79-80). A primeira reivindicação pela instrução feminina no Brasil, como mostra Ribeiro (2000), partiu de um indígena, que pediu ao Padre Manoel de Nóbrega que ensinasse a sua mulher a ler e escrever.

Como foram constituídas as escolas do período colonial?

As escolas do período colonial foram constituídas, inicialmente, pela ordem dos padres jesuítas. Localizadas nas vilas e cidades, eram voltadas para o público masculino, visando à formação de uma elite colonial culta e religiosa.

Como foi desenvolvida a educação na colônia?

A educação que foi desenvolvida no Brasil durante os três séculos de colonização era restrita, inicialmente, a alguns filhos de colonos e a índios aldeados. Até meados do século XVIII, as bases do que se ensinava na Colônia consistiam nos métodos da educação jesuítica.

Postagens relacionadas: