Como era a organização jurídica na Grécia antiga?

Índice

Como era a organização jurídica na Grécia antiga?

Como era a organização jurídica na Grécia antiga?

Para os gregos, livre era o cidadão, aquele que nascia na cidade. Sendo atrelada ao cidadão, a liberdade designava evidentemente a subordinação às leis da pólis. ... Havia ainda uma hierarquia entre as famílias aristocratas, sendo que as mais poderosas ocupavam a chefia das cidades, o poder real.

Em que medida somos herdeiros da tradição jurídica grega?

No caso do direito privado, por exemplo, somos herdeiro de todo um vocabulário jurídico criado pelos gregos: sinalagmático, no sentido de recíproco, e quirográfico, escrito à mão, além dos termos anticrese, enfiteuse, hipoteca, parafernais.

Como eram os julgamentos no período grego?

GRÉCIA. Na Grécia o sistema de tribunais era subdividido em dois importantes órgãos, a Heliéia e o Areópago. A Heliéia era o principal colégio de Atenas, formada por quinhentos membros sorteados entre os cidadãos que tivessem no mínimo trinta anos, uma conduta ilibada e que não fossem devedores do Erário.

Como funciona o direito grego?

Para os Gregos da Grécia Antiga, a fonte do direito é o NOMOS, que designa LEI, regra, norma. A noção aparece em Hesíodo (século VII AC) e Píndaro (século V AC) defendendo: “a lei é a rainha de todas as coisas”. Porém, devemos lembrar que para esse povo, NOMOS também se refere aos costumes.

Como era a estrutura familiar da Grécia antiga?

Na grécia havia um sistema de subordinação ordenada: as mulheres se submetiam aos homens, os filhos aos pais e os escravos aos senhores. O lar era o lugar onde os gregos desfrutavam a vida familiar e satisfaziam suas necessidade básicas[6].

Qual o traço mais importante da tradição grega para o direito?

A grande virtude da Grécia é a liberdade. O Direito Grego era objeto de alcance de todos, sem a menor interferência dos aristocratas ou sacerdotes.

Por que os gregos não sistematizaram o direito?

Os gregos não foram juristas no sentido da construção de uma ciência do direito, pois continuaram as tradições estipuladas pelos direitos cuneiformes.

Como era o funcionamento da Heliaia no direito grego?

A heliaia foi a grande demonstração de que o povo era soberano em matéria judiciária, por ser um tribunal que permitia que a maior parte dos processos fosse julgada por grandes júris populares.

Como era transmitido o conhecimento do direito grego para a população?

O nascimento da ordem jurídica e, por conseguinte do direito, é reputado aos deuses. Segundo Fustel de Coulanges, “os antigos afirmavam que suas leis tinham-lhes vindo dos deuses. ... Seriam normas legais faladas pelos deuses e transmitidas aos sacerdotes e pitonisas.

Quais são as principais características do sistema jurídico da Grécia Antiga?

Conclui-se que essa revolução intelectual, juntamente a evolução política da polis (cidade), conduziu a uma séria democratização dos direitos dos cidadãos. 2. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS 2.1. O sistema jurídico da Grécia antiga é uma das principais fontes históricas dos direitos da Europa Ocidental.

Qual a influência da Atenas clássica?

As influências da Atenas Clássica se estendem por variados campos, notadamente, política e cultura. A região abrigou nomes importantes da Filosofia, Literatura e artes plásticas, como Sófocles, Ésquilo, Aristófanes, Eurípedes, Sócrates e Platão.

Por que a Sociedade de Atenas era dividida?

A cidade de Atenas era dividida por duas partes distintas – Ágora (Cidade Baixa cercada por muros) e Acrópole (Cidade Alta). Sob o comando de Péricles, a sociedade era dividida em hierarquias que obedeciam à seguinte ordem – nobres, homens livres e escravos. Em seu apogeu, a sociedade ateniense era dividida da seguinte forma:

Qual a cidadania de Atenas?

A partir de Clístenes, foi declarada a cidadania a todos os homens livres e Atenas passou a ter uma organização política definitiva. A administração era feita por 500 membros que representavam as dez tribos de Atenas.

Postagens relacionadas: