Como é o narrador de Clara dos Anjos?
Índice
- Como é o narrador de Clara dos Anjos?
- Qual o tempo narrativo da obra Clara dos Anjos?
- Quem era Joaquim dos Anjos?
- Quais aspectos da obra Clara dos Anjos podem ser identificados como problemas da sociedade atual?
- Quem é o autor do livro Clara dos Anjos?
- Qual é o espaço do livro Clara dos Anjos?
- Qual o tema central da obra Clara dos Anjos?
- Qual é o foco narrativo da obra Clara dos Anjos?
- Quem é dona salustiana?
- O que aconteceu com Clara dos Anjos?
Como é o narrador de Clara dos Anjos?
“Clara dos Anjos” é um livro narrado em terceira pessoa, por um narrador onisciente e onipresente, que, às vezes, acaba intervindo na narrativa, nos fazendo confundir sua fala com a fala de Clara.
Qual o tempo narrativo da obra Clara dos Anjos?
O romance é narrado em 3ª pessoa, onisciente. O narrador às vezes é intruso, intervindo na narrativa confundindo-se em alguns momentos com a voz de Clara. Lima Barreto apropria-se de uma linguagem simples por meio da língua falada, empregando humor e ironia.
Quem era Joaquim dos Anjos?
Joaquim dos Anjos – O pai de Clara e marido de Engrácia. Era carteiro, flautista e amador das modinhas, um homem simples e acomodado. Antônio da Silva Marramaque – Era o padrinho de Clara, que a defendia a todo o custo e, por isso, acabou perdendo a vida. Era um homem interessado em discutir política e literatura.
Quais aspectos da obra Clara dos Anjos podem ser identificados como problemas da sociedade atual?
A falta de expressão de Clara dos Anjos retrata, cabalmente, a ausência de voz dos excluídos, marginalizados e da população da classe menos abastada, que se aninhava nos subúrbios, sufocados e achatados pela exploração da elite.
Quem é o autor do livro Clara dos Anjos?
Lima Barreto Clara dos Anjos/Autores
Qual é o espaço do livro Clara dos Anjos?
O romance passa-se no subúrbio carioca e Lima Barreto descreve o ambiente suburbano com riqueza de detalhes, como os vários tipos de “casas, casinhas, casebres, barracões, choças” e a vida das pessoas que ali vivem.
Qual o tema central da obra Clara dos Anjos?
“Clara dos Anjos” é um romance narrado em terceira pessoa e apresenta um narrador onisciente, mas que de vez em quando aparece na narrativa. A obra tem como tema central o racismo e o lugar ocupado pelas mulheres naquela época, principalmente as pobres e negras .
Qual é o foco narrativo da obra Clara dos Anjos?
Narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente e por vezes intruso, Clara dos Anjos tem como tema central o racismo e o lugar ocupado pela mulher na sociedade carioca do princípio do século XX. Clara, a protagonista da história, é uma bela jovem de dezessete anos que vive no subúrbio do Rio de Janeiro.
Quem é dona salustiana?
Mulher extremamente vaidosa e cúmplice ativa dos crimes do filho, Salustiana Azevedo é uma mulher que tem como diversão humilhar as vitimas de seu filho. Em vários momentos, insulta garotas de "mulata", "preta", etc. "(...) Em geral, as moças que ele desonrava eram de humilde condição e de todas as cores.
O que aconteceu com Clara dos Anjos?
Pobre, mulata, filha de um carteiro e de uma dona de casa, a menina sempre recebeu a melhor educação e acolhimento. ... Clara foi a única filha sobrevivente do casal, os irmãos da menina todos morreram e pouco se sabe do destino deles.