Como a expansão territorial afetou a vida de diferentes grupos sociais em Roma?
Índice
- Como a expansão territorial afetou a vida de diferentes grupos sociais em Roma?
- Como foi a expansão territorial afetou a cidade de Roma?
- Quais resultados a expansão territorial trouxe para a sociedade romana?
- Por que podemos afirmar que a expansão territorial da Roma?
- Qual desses grupos passou por grandes mudanças com o advento da República e a expansão territorial?
- Qual foi a consequência da expansão de Roma?
- Quais maneiras um escravo romano podia Tornar-se liberto?
- Como se explica a expansão do Império Romano?
- Quais foram as mudanças sociais em Roma?
- Como foram derrotadas as tropas romanas?
- Como os escravos eram usados em Roma?
Como a expansão territorial afetou a vida de diferentes grupos sociais em Roma?
Como a expansao territorial afetou a vida dos diferentes grupos sociais em roma?? Incorporando terras, riquezas e escravos, a expansão produziu, pela inclusão de escravos, uma decadência do trabalho livre. Isso por sua vez empobreceu a maioria da poplação e abri ma séria fase de agitações e instabilidade social.
Como foi a expansão territorial afetou a cidade de Roma?
Explicação: A expansão territorial afetou a vida dos diferentes grupos sociais em Roma ao trazer benefícios em menor e em maior grau para todos aqueles considerados cidadãos romanos, principalmente os patrícios e políticos de carreira.
Quais resultados a expansão territorial trouxe para a sociedade romana?
Durante a república romana, os romanos empreenderam vários conflitos com os povos vizinhos. Como resultado, foram incorporando novos territórios. A expansão territorial romana provocou uma série de transformações na república. ...
Por que podemos afirmar que a expansão territorial da Roma?
Durante a República, a conquista de novas terras foi um fator determinante para que a feição social de Roma passasse por inúmeras transformações. Logo de início, a economia de caráter agropastoril disputou espaço com um articulado comércio entre várias regiões próximas do Mediterrâneo.
Qual desses grupos passou por grandes mudanças com o advento da República e a expansão territorial?
O grupo que mais se beneficiou com a declaração da República foi a oligarquia cafeeira que expandiu suas terras poder de influência.
Qual foi a consequência da expansão de Roma?
As consequências da expansão romana foram a influenciação cultural de todo o cenário europeu, que levou os conceitos culturais, artísticos e de conhecimentos greco-romanos para diversos outros povos conquistados e que entraram em contato com o poder de Roma.
Quais maneiras um escravo romano podia Tornar-se liberto?
Um escravo podia tornar-se liberto das seguintes maneiras: libertados pelo próprio senhor depois que estes faleciam - podia acontecer até mesmo de seu senhor lhe deixar de herança alguns bens como prova de seu afeto - ou devido à sua distinção e mérito pelo trabalho fornecido ao senhor, havendo nesse caso a necessidade ...
Como se explica a expansão do Império Romano?
Após as vitórias contra Cartago nas Guerras Púnicas (264-146 a.C.), houve uma grande expansão romana na região do Mar Mediterrâneo e no continente europeu, fazendo com que Roma criasse o maior império que havia existido em toda a Antiguidade.
Quais foram as mudanças sociais em Roma?
A expansão territorial e as mudanças sociais em Roma. Durante a República, a conquista de novas terras foi um fator determinante para que a feição social de Roma passasse por inúmeras transformações. Logo de início, a economia de caráter agropastoril disputou espaço com um articulado comércio entre várias regiões próximas do Mediterrâneo.
Como foram derrotadas as tropas romanas?
Em muitos momentos, tropas romanas foram derrotadas pelos escravos que pretendiam sair da península. Porém, depois de uma traição, Espártaco e os outros escravos foram vencidos pelo exército romano, que executou e castigou a maioria dos participantes.
Como os escravos eram usados em Roma?
Os escravos eram usados principalmente nos trabalhos das minas e na agricultura, mas também havia escravos que conseguiam grande prestígio entre os patrícios (a classe dominante em Roma), trabalhando como médicos ou arquitetos, por exemplo.