Como era a poesia satírica de Gregório de Matos?

Índice

Como era a poesia satírica de Gregório de Matos?

Como era a poesia satírica de Gregório de Matos?

Características literárias. A obra de Gregório de Matos possui duas vertentes: a satírica, composta dos versos de escárnio pelos quais ficou conhecido e que lhe renderam a alcunha de Boca do Inferno, e a lírico-amorosa, cujos poemas dividem-se entre temas sacros e do amor sensual.

Como é dividida a poesia de Gregório de Matos?

> A obra de Gregório de Matos é tradicionalmente dividida em torno de três grandes eixos temáticos: a poesia religiosa, a poesia lírica e a poesia satírica.

Quais as principais características da poesia de Gregório de Matos?

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS A poesia de Gregório de Matos é religiosa e lírica [ver Antologia]. Absolutamente conforme com a estética do Barroco, abusa de figuras de linguagem; faz uso do estilo cultista e conceitista, através de jogos de palavras e raciocínios sutis.

Por que Gregório de Matos Guerra ficou conhecido como Boca do Inferno?

Poeta barroco, Gregório de Matos encantou pela genialidade de suas poesias. ... Ficou conhecido como “Boca do Inferno” devido às suas críticas mordazes à alguns membros da corte portuguesa.

O que é a poesia satírica?

A sátira tem como característica principal a forte carga de ironia e sarcasmo. Embora nem sempre ela tem como objetivo induzir ao riso, geralmente, este estilo literário se aproxima da comédia. ... Nesse sentido, a sátira nada mais é que uma poesia usada para ridicularizar costumes, figuras públicas, instituições, etc.

Qual a temática de seus poemas satíricos?

Em relação à vertente satírica, predomina, como traço caracterizador, o teor crítico aos vícios e costumes do brasileiro, mais precisamente da sociedade baiana, à hipocrisia do clero e à incompetência do administrador português.

Qual é a principal característica do Barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

Como entender a obra de Gregório de Matos?

Para entender a obra de Gregório de Matos é preciso conhecer o contexto histórico no qual ele está inserido, uma vez que grande parte de sua poesia (principalmente a satírica) faz alusão a duas de suas maiores referências: o Brasil e Portugal.

Quais são os poemas de Gregório?

Inseridas no movimento do barroco, reúnem pitorescos jogos de palavras, variedade de rimas, além de uma linguagem popular e termos da língua tupi e outras línguas africanas. No entanto, Gregório não publicou seus poemas em vida, tendo muita controvérsia sobre a autoria de alguns escritos.

Qual o estilo e a linguagem de Gregório de Matos?

Para melhor compreender melhor o estilo e a linguagem de Gregório de Matos, leia dois sonetos do poeta: “ A cada canto um grande conselheiro. e podem governar o mundo inteiro. para a levar à Praça, e ao Terreiro. posta nas palmas toda a picardia.

Por que Gregório de Matos é anônimo?

“Muitas vezes o poema é anônimo e atribuído ao poeta Gregório de Matos, que não era um nome propriamente, mas a classificação de um gênero, a sátira”, completa.

Postagens relacionadas: