O que é uma sociedade Gentilica?

Índice

O que é uma sociedade Gentilica?

O que é uma sociedade Gentilica?

Os grupos familiares oriundos de um mesmo descendente se uniram em torno da chamada comunidade gentílica ou genos. Nesse tipo de organização social, a família se mobilizava em torno da exploração extensiva das atividades agrícolas. ... O trabalho nos genos era exercido coletivamente.

Como funcionava o uso da terra nas sociedades Gentílicas gregas?

A economia dos genos era essencialmente agropastoril. Uma família próspera dependia necessariamente da qualidade das terras que estavam sob o seu domínio. Geralmente, as tarefas diárias eram desempenhadas por todos e ninguém possuía importância menor por exercer essa ou aquela função.

Como funcionava o sistema gentílico?

O genos constituía a primitiva unidade econômica, social política e religiosa dos gregos. Todo o grupo vivia sob a autoridade do pater (patriarca) que, ao morrer, era sucedido pelo primogênito, e assim sucessivamente.

O que surgiu a partir da desintegração do genos?

Sua desintegração deu-se com o constante crescimento populacional (faltavam alimentos para todos os membros da geno), logo, o patriarca de cada geno dividiu suas terras e acabou atribuindo para si e para membros mais próximos de sua família maiores quantidades de terra, tornando-se um grande proprietário.

O que que é gentílico?

[ Gramática ] Que indica a naturalidade ou a nacionalidade. 3. [ Gramática ] Nome designativo da ligação de alguém relativamente ao lugar (país, região, estado, cidade) onde nasceu, habita ou ao qual pertence (ex.: portuense é o gentílico dos naturais da cidade do Porto).

O que são os helenos?

Os gregos ou helenos (em grego: Έλληνες, transl.: Éllines, "helenos") são uma nação e um grupo étnico que tem habitado a Grécia desde o século XVII a.C.. Atualmente eles são principalmente encontrados na península grega do sudeste da Europa, nas ilhas gregas e em Chipre.

Como era usada a terra Inicialmente nós genos?

A economia dos génos era natural e auto-suficiente. Natural porque se baseava em trocas de produtos por produtos. Auto-suficiente porque cada uma dessas comunidades produzia o necessário para atender às suas próprias necessidades. A propriedade da terra era coletiva.

O que foi a primeira diáspora e como se organizava o sistema gentílico?

A primeira diáspora grega foi um processo migratório, ocorrida por volta do século XII a.C., devido à onda de invasões dóricas na Grécia antiga, resultando na dispersão de povos gregos pelas bacias do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.

Quais foram as consequências da desintegração do sistema Gentilico?

As consequências da desintegração dos genos Entre as consequências da desintegração do sistema gentílico estão as desigualdades sociais e econômicas. Os parentes mais próximos do pater foram beneficiados, sendo conhecidos como eupátridas (bem-nascidos).

Postagens relacionadas: