Como era o Serviço Social na Era Vargas?

Índice

Como era o Serviço Social na Era Vargas?

Como era o Serviço Social na Era Vargas?

O Serviço Social no Brasil surge na década de 1930, na chamada “Era Getúlio Vargas”, vinculado a Igreja Católica, pautado no caráter missionário e da caridade, tendo como marco inicial a criação em 1936 da Escola de Serviço Social de São Paulo, com intuito de formar as “moças da sociedade” devotadas ao apostolado ...

Quais foram os direitos conquistado pelos movimentos sociais na Era Vargas?

A CLT unificou as leis trabalhistas existentes e estabeleceu novos direitos trabalhistas, como o salário mínimo, o descanso semanal remunerado, e condições de segurança no trabalho. Essas políticas, que beneficiaram a vida da classe trabalhadora, concederam a Vargas o apelido de “pai dos pobres”.

Qual o papel do assistente social frente às políticas públicas?

Resumo: O assistente social é um dos profissionais requisitados a atuar na gestão das políticas públi- cas. Trata-se de um dos campos profissionais que exerce função de planejamento e avaliação de pro- gramas, projetos e serviços das políticas públicas.

Qual instituição fundada durante o período do Estado Novo tinha como objetivo prestar assistência às famílias dos convocados para a Segunda Guerra Mundial?

Conhecida por sua sigla, a LBA foi fundada em 28 de agosto de 1942 por Darcy Vargas, esposa de Getúlio Vargas, com a finalidade de "amparar os soldados brasileiros e seus familiares" por parte dos "brasileiros de boa vontade" durante os anos em que o Brasil participou da 2ª Guerra Mundial.

Como era o Serviço Social na década de 40?

Nos anos 19, o Serviço Social brasileiro recebe influência norteamericana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na ideia de ajustamento e de ajuda psicossocial.

Como era o Serviço Social na década de 30?

O Serviço Social liga-se a divisão do trabalho no sentido de agir e lutar com os movimentos sociais de bases ligadas a igreja católica no mundo temporal no início da década de 30. ... Cujo objetivo era controlar as insatisfações e o pauperismo popular, advindas da relação entre o capital x trabalho.

Quais direitos trabalhistas foram adquiridos com a Constituição de 1934?

A carta constitucional de 1934 trouxe avanços sociais importantes para os trabalhadores: instituiu o salário mínimo, a jornada de trabalho de oito horas, o repouso semanal, as férias anuais remuneradas e a indenização por dispensa sem justa causa.

Quais os principais direitos garantidos na Constituição de 1934?

A Constituição de 1934Principais inovações: Voto secreto; Voto feminino; Legislação trabalhista (previdência social, jornada de trabalho de 8 horas diárias, salário mínimo, férias, etc.); Autonomia dos sindicatos (na prática, porém, havia corporativismo e cooptação de sindicatos e suas lideranças);

Quais as principais atividades realizadas pelo assistente social a partir de programas e projetos sociais?

O profissional de Serviço Social está capacitado sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência, previdência social, empresas, habitação, entre outras.

Qual o número de assistentes sociais no Brasil?

Atualmente o Brasil tem aproximadamente 188 mil profissionais com registro nos 27 Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), um em cada estado. O Serviço Social no Brasil completa 83 anos em 2019. O Brasil é o segundo país do mundo com maior quantitativo de assistentes sociais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Quais são os serviços de um assistente social?

Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura. Todo e qualquer projeto elaborado para a sociedade passa pela mão de um assistente social.

Qual foi o período da Era Vargas?

Era Vargas é o período da história brasileira em que Getúlio Vargas esteve como presidente do nosso país por 15 anos ininterruptos. Esse governo estendeu-se de 19, foi iniciado por meio da Revolução de 1930, e encerrado pelo ultimato dos militares que forçou Vargas a renunciar. A Era Vargas é um período contraditório, ...

Quando estendeu-se o governo de Vargas?

Esse governo estendeu-se de 19, foi iniciado por meio da Revolução de 1930, e encerrado pelo ultimato dos militares que forçou Vargas a renunciar. A Era Vargas é um período contraditório, pois nele o Brasil começou a modernizar-se e industrializar-se enquanto nação.

Postagens relacionadas: