O que eram os oikos e como era sua produção?
Índice
- O que eram os oikos e como era sua produção?
- Qual é a definição de oikos?
- Como era a economia dos oikos?
- Para quem era voltada à produção do oikos?
- Qual a diferença entre oikos e Polis?
- O que significa oikos e cidade-estado?
- Como é o trabalho da Oikos?
- Qual a origem da palavra oikos?
- Por que a Oikos é uma associação?
- Por que a Oikos foi selecionada pelo Ministério da Educação de Moçambique?
O que eram os oikos e como era sua produção?
Unidade económica produtiva que, na Grécia Antiga, representava o ambiente próprio de um indivíduo, composto pelos seus trabalhadores (escravos ou não), família e pertences (como a própria habitação, os rebanhos, o tesouro e os terrenos).
Qual é a definição de oikos?
O nome Oikós é uma homenagem tanto à civilização grega (a palavra oikos significa casa) quanto à indígena brasileira, que pronuncia de maneira mais forte a última sílaba das palavras, passando-as de paroxítonas para oxítonas.
Como era a economia dos oikos?
A economia dos oikos era essencialmente rural, sendo que a fonte de sobrevivência vinha da agricultura e pecuária.
Para quem era voltada à produção do oikos?
Resposta: A produção do oikos era voltada para a subsistência, e o que sobrava era acumulado pelo chefe.
Qual a diferença entre oikos e Polis?
Explicação: O termo “polis” em grego significa “cidade”. Note que as polis gregas representam a base do desenvolvimento do conceito de cidade tal qual conhecemos hoje. Oikos é uma palavra de origem grega e que pode ser traduzida para o português como “casa”, “ambiente habitado” ou “família”.
O que significa oikos e cidade-estado?
O oikos era a unidade básica da sociedade na maioria das cidades-Estados do mundo grego. Equivale a uma organização social, hierarquizada, na qual o pai, autoridade suprema dentro da casa, chefiava todas as esferas da vida particular, e representava os interesses do oikos (privado) perante a pólis (público).
Como é o trabalho da Oikos?
Desde a Emergência ao Desenvolvimento, até à Educação, Mobilização Social e Influência Pública, o trabalho da Oikos estende-se atualmente por Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.
Qual a origem da palavra oikos?
Oikos é uma palavra de origem gregae que pode ser traduzida para o português como “casa”, “ambiente habitado”ou“família”.
Por que a Oikos é uma associação?
Acreditamos num mundo sem pobreza e injustiça onde o desenvolvimento humano seja equitativo e sustentável à escala local e global. A Oikos é uma Associação e, como tal, é governada pela Assembleia Geral e pelos estatutos por ela definidos.
Por que a Oikos foi selecionada pelo Ministério da Educação de Moçambique?
A Oikos foi selecionada pelo Ministério da Educação Desenvolvimento Humano de Moçambique – após um concurso que juntou várias ONG nacionais e internacionais – para liderar a construção de 60 salas de aulas em 10 escolas dos distritos de Muecate, Monapo e Nacaroa, na província de Nampula. Continuar...