Como eram as viagens em caravelas?
Índice
- Como eram as viagens em caravelas?
- Quais eram as condições a bordo durante as grandes navegações?
- Como era a vida dos marinheiros durante as grandes navegações?
- Como devem ter sido as viagens em caravelas cruzando o Atlântico?
- Quais são as caravelas?
- Quais eram as partes da caravela?
- Qual a história das caravelas portuguesas?
- Quanto custam essas caravelas?
- Qual a diferença entre a caravela e os navios maiores?
Como eram as viagens em caravelas?
Não era nada fácil... Extremamente desconfortável, insalubre e perigosa. Em média, a cada três navios que partiam de Portugal nos séculos 16 e 17, um afundava. Cerca de 40% da tripulação morria nas viagens, vítimas não só de naufrágios, mas também de ataques piratas, doenças e choques com nativos dos locais visitados.
Quais eram as condições a bordo durante as grandes navegações?
Os passageiros e tripulantes amontoavam-se misturados com fardos, barris de carga e animais vivos, que, aos poucos, eram consumidos ao longo da viagem. As condições climáticas raramente eram favoráveis, variando de um frio insuportável a um calor abrasador. Frequentemente, chuvas abundantes inundavam as embarcações.
Como era a vida dos marinheiros durante as grandes navegações?
Em terra, prontos para embarcar nas caravelas que fariam a Carreira das Índias,aglomeravam-se marujos acostumados àquele tipo de vida, além de “vadios e desobrigados” recrutados pelas ruas de outras cidades.
Como devem ter sido as viagens em caravelas cruzando o Atlântico?
Resposta: As viagens eram feitas em pessimas condiçoes, nao é atoa que muitos morriam na viagem e tambem eram muito longas.
Quais são as caravelas?
Há que considerar dois tipos de caravelas, a caravela latina e a caravela redonda. A caravela latina é a original, relativamente à qual não há unanimidade na proveniência. É, no entanto, uma evolução do que já existia, provavelmente um navio de pesca do Algarve.
Quais eram as partes da caravela?
Partes da caravela; Porão: local onde eram guardados os mantimentos, as armas e as mercadorias; Convés: onde se trabalhava, dormia e comia; Castelo de popa: sítio onde o piloto orientava a navegação. Era dividido em dois pequenos quartos, um para o capitão e outro para o escrivão;
Qual a história das caravelas portuguesas?
As caravelas foram os navios dos Descobrimentos portugueses desde c. 14, quando Bartolomeu Dias passou o Cabo da Boa Esperança e entrou no Oceano Índico, na expedição que abriu o caminho para a viagem de Vasco da Gama e para o descobrimento do caminho marítimo para a Índia. A História das Caravelas Portuguesas
Quanto custam essas caravelas?
Mesmo com tantos problemas essas embarcações valiam fortunas. “Em meados do século 16, uma caravela aparelhada para 120 tripulantes custava em torno de 75 quilos de ouro, o equivalente à compra de 758 mil escravos africanos”, afirma Fábio.
Qual a diferença entre a caravela e os navios maiores?
Além do tamanho, a principal diferença era o formato das velas. A caravela foi o trunfo que fez de Portugal uma potência marítima até o século 18. Ela era leve, mudava de direção com agilidade, navegava rápido contra o vento e chegava mais perto da costa do que navios maiores.