Como era o regime democrático ateniense?

Índice

Como era o regime democrático ateniense?

Como era o regime democrático ateniense?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

Quem era o cidadão ateniense?

Cidadania na Grécia Antiga Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

O que era esperado dos cidadãos atenienses?

Em Atenas eram considerados cidadãos homens livres (eleutheroí), maiores de 18 anos, filhos de pai ou mãe ateniense – após 451 a.C. deveriam ter pai e mãe ateniense –, e serem inscritos nos registros cívicos do demos. Tinham como direito a participação política, a propriedade da terra e a defesa do território cívico.

Quem era considerado cidadão espartano por quê?

Tanto Esparta quanto Atenas impunham restrições à cidadania. Em Esparta, a cidadania era concedida apenas aos hoplitas; em Atenas, somente aos homens maiores de 21 anos, livres e filhos de pai e mãe atenienses.

O que era ser um cidadão em Atenas?

Democracia ateniense A principal delas é que apenas os considerados cidadãos possuíam direitos políticos. Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.

O que foi o ostracismo?

Em termos práticos, o ostracismo consistia numa espécie de “competição de impopularidade” em que uma vez por ano a Assembleia de cidadãos se reunia para decidir se alguém entre eles era desejoso de poder acima dos demais, para ser julgado por essa pretensão.

Qual a história da cidadania ateniense?

Cidadania ateniense. Reconstrução da Acrópole e do Areópago em Atenas, feita por Leo von Klenze por volta de 1846. A Acrópole ou pólis de Atenas esteve intimamente ligada com a Democracia dessa cidade.

Quais as exigências para ser cidadão ateniense?

Quais as exigências para ser cidadão na cidade de Atenas? Bem, imagine que alguém em Atenas desejasse ser cidadão ateniense. Essa pessoa deveria preencher 5 exigências obrigatórias: 1. ser ateniense, isto é, ter nascido na cidade de Atenas.

Qual a origem da escravidão ateniense?

De acordo com Plutarco, Sólon (c. 594- 593 a.C.) proibiu os escravos de praticar ginástica e pederastia. No fim deste período as referências passam a ficar mais comuns; a escravidão se tornou prevalecente a partir do momento em que Sólon estabeleceu a base para a democracia ateniense.

Qual a origem da democracia em Atenas?

Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. De tal modo, Clístenes, baseada nas legislações anteriormente apresentadas por Dracon e Solon, iniciou reformas de ordem política e social que resultariam na consolidação da democracia em Atenas.

Postagens relacionadas: