Como se caracterizava a sociedade mineradora no Brasil colonial?

Índice

Como se caracterizava a sociedade mineradora no Brasil colonial?

Como se caracterizava a sociedade mineradora no Brasil colonial?

Ela era geralmente composta por homens livres: alguns brancos, mestiços ou escravos que haviam conseguido alforria. ... Esta população, entendida como de "vadios", recrutada à força ou em troca de alimento, foi utilizada em tarefas que não podiam ser executadas pelos escravos, necessários ao trabalho da empresa mineradora.

Como nasceu a sociedade mineradora em Minas Gerais?

A sociedade mineradora era predominantemente urbana. Sua população pode ser dividida entre os potentados, camadas médias, homens livres pobres e escravizados. A migração em massa para a região das minas e a centralização da administração em Minas Gerais fizeram nascer ali uma sociedade diferente do restante da colônia.

Qual a composição da sociedade mineradora?

Agora confira nos detalhes a composição da sociedade mineradora. Apesar do desenvolvimento das atividades urbanas e o consequente surgimento da classe média, a maior parcela da população das minas era de negros escravizados ou libertos.

Qual a origem da atividade mineradora no Brasil?

A atividade mineradora no Brasil concentrou-se, sobretudo, na região de Minas Gerais, onde foram construídas vilas e cidades como Ouro Preto, Mariana e Diamantina. Em cidades como essas, é possível ver até hoje os reflexos da vida social e cultural que surgiu em torno da mineração.

Por que o ouro foi criado na colônia de Minas Gerais?

Foi principalmente em função do ouro que, pela primeira vez na colônia, uma série de núcleos urbanos eram criados próximos uns dos outros. Minas Gerais se transformou num ótimo mercado consumidor com uma sociedade urbana onde, teoricamente, a mobilidade social era possível.

Postagens relacionadas: