Como era a vida do escravo em Atenas?

Índice

Como era a vida do escravo em Atenas?

Como era a vida do escravo em Atenas?

A escravidão em Atenas Os trabalhadores daquela sociedade eram prisioneiros de guerras que foram transformados em escravos. Também poderiam ser escravos aqueles que desejavam saldar dívidas. Ficava estabelecido que durante um período estipulado o indivíduo prestaria serviços sem remuneração para sanar seu débito.

Como era a escravidão em Atenas Brainly?

Na Grécia, a maioria dos escravos eram prisioneiros de guerra. No entanto, os cidadãos devedores, também podiam ser vendidos como escravos. Em Atenas porém a escravidão por dívidas foi proibida. ... Em Atenas nada permitia distinguir um escravo de um homem livre pois vestiam-se da mesma forma.

Como era a vida dos escravos na Grécia antiga?

Na Grécia Antiga uma pessoa tornava-se escrava de diversas formas. A mais comum era através da captura em guerras. Várias cidades gregas transformavam o prisioneiro em escravo. Estes, eram vendidos como mercadorias para famílias ou produtores rurais.

Como era a vida cotidiana em Atenas?

[Habitação] A vida cotidiana em Atenas era bem simples. A maioria dos habitantes tinha casas pequenas, feitas de argamassa fina e pouco resistente, branqueadas de cal. As residências maiores consistiam em vários quartos, dispostos em redor de uma área central descoberta, para onde se abriam todas as janelas.

Quais eram as tarefas realizadas pelos escravos em Atenas?

Na Grécia do período Clássico, os escravos, cuja condição variava segundo a região e sistema político-social dominante (como Atenas e Esparta, por exemplo), tinham sobretudo a obrigação de cumprir tarefas relacionadas com a casa do senhor, desempenhando além disso funções económicas.

Como era usada a mão de obra escrava na Grécia?

A mão-de-obra escrava era a base da economia da Grécia Antiga. ... A mão-de-obra escrava também era muito utilizada no meio doméstico. Eles faziam os serviços de limpeza, preparavam a alimentação e até cuidavam dos filhos de seu proprietário.

Quais eram os escravos da cidade de Atenas?

Alguns escravos eram utilizados para formar as forças policiais da cidade de Atenas. Outros eram usualmente empregados em atividades artesanais e, por conta de suas habilidades técnicas, tinham uma posição social de destaque. Em certos casos, um escravo poderia ter uma fonte de renda própria e um dia poderia vir a comprar a sua própria liberdade.

Qual a importância da escravidão ateniense?

A escravidão ateniense não era marcada por nenhuma espécie de distinção com relação aos postos de trabalho a serem ocupados. O uso de escravos tinha até mesmo uma grande importância social ao conceder mais tempo para que os homens livres tivessem tempo para participar das assembléias, dos debates políticos, filosofar e produzir obras de arte.

Como se tornava o escravo na Grécia Antiga?

Na Grécia Antiga uma pessoa tornava-se escrava de diversas formas. A mais comum era através da captura em guerras. Várias cidades gregas transformavam o prisioneiro em escravo. Estes, eram vendidos como mercadorias para famílias ou produtores rurais.

Qual era a origem dos escravos?

Em Atenas, boa parte dos escravos era proveniente de regiões da Ásia Menor e Trácia. Em geral, eram obtidos por meio da realização de guerras contra diversos povos de origem estrangeira. Os traficantes realizavam a compra dos inimigos capturados e logo tratavam de oferecê-los em algum lucrativo ponto comercial.

Postagens relacionadas: