O que é o período pré-homérico?
Índice
- O que é o período pré-homérico?
- O que leva o período pré-homérico ao fim?
- Quais as principais características do período pré-homérico?
- Como foi o período homérico?
- O que foi o período homérico na Grécia Antiga?
- O que foi o período pré-homérico Brainly?
- Quais as principais características do período helenístico?
- Quais obras presentes no período homérico?
O que é o período pré-homérico?
O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica.
O que leva o período pré-homérico ao fim?
Esse fato gerou o que ficou conhecido como a “primeira diáspora grega”, com a migração de diversos povos, pondo fim ao período pré-homérico e dando início ao período homérico. Isso favoreceu a formação de várias colônias gregas em diversas regiões.
Quais as principais características do período pré-homérico?
O Período Pré-Homérico ocorreu entre 20 a.C.: - Época de ocupação do território da Grécia; - Desenvolvimento das civilizações Micênica e Cretense; - Invasão dos Dórios no final desse período provocando a dispersão dos povos dessa região e a ruralização.
Como foi o período homérico?
O Período Homérico corresponde ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega que ocorreu após o período pré-homérico, entre os anos de 1150 a.C. a 800 a.C.. O nome dado a esta fase, está relacionado com o poeta grego Homero, autor dos poemas épicos “A Ilíada” e a “Odisseia”.
O que foi o período homérico na Grécia Antiga?
O Período Homérico é o que compreende o tempo passado entre o fim da Civilização Micênica (em 1150 a.C.) e o início das cidades-estado, que marcaram a forma de viver na Grécia Antiga.
O que foi o período pré-homérico Brainly?
O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.
Quais as principais características do período helenístico?
Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.
Quais obras presentes no período homérico?
As narrativas que organizaram a memória sobre esse período estão compiladas em dois poemas épicos atribuídos ao poeta cego Homero: a Ilíada, que narra a Guerra de Troia (Ilíon, em grego), e a Odisseia, que narra o retorno da guerra de Troia do herói Ulisses, ou Odisseu.