Qual foi a época dos dinossauros?
Qual foi a época dos dinossauros?
Os dinossauros existiram durante aproximadamente 160 milhões de anos, na era Mesozóica. Os dinossauros do período Triássico eram relativamente pequenos. Durante o período Jurássico muitas espécies sobreviventes do Triássico evoluíram, surgindo os gigantes saurópodes, como o Apatossauro e o Seismossauro.
O que aconteceu antes dos dinossauros?
Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies. Uma delas, a que ocorreu no final da era Paleozoica, foi a maior alguma vez registada.
Foram extintos os dinossauros?
Há, aproximadamente, 65 milhões de anos os dinossauros desapareceram da Terra, essa extinção sempre foi um dos mais intrigantes enigmas do planeta.
Quando surgiram os primeiros dinossauros?
O registro fóssil indica que os dinossauros emplumados surgiram durante o período Jurássico, embora exista a possibilidade de que os primeiros dinossauros já possuíssem protopenas no período Triássico. Após o evento da extinção em massa, os únicos dinossauros que sobreviveram foram as aves.
Qual o maior dinossauro completo?
O maior dinossauro completo é o Diplodocus de 27 metros de comprimento que foi descoberto em Wyoming, nos Estados Unidos, e exibido no Carnegie Natural History Museum de Pittsburgh desde 1907. [91] O dinossauro mais longo conhecido é o Patagotitan: o esqueleto do Museu Americano de História Natural tem 37 metros de comprimento.
Como era a reprodução dos dinossauros?
Podiam ser encontrados desde animais pequenos até formas gigantescas, com mais de 10 metros de altura, sendo a maioria deles herbívora, mas com espécies carnívoras, que se alimentavam de insetos e até de outros dinossauros. Nos dias atuais há somente teorias que tentam explicar como era a reprodução dos dinossauros.
Qual o significado da palavra dinossauro?
Embora a palavra dinossauro signifique "lagarto terrível", esses animais não eram lagartos ou mesmo répteis no sentido tradicional, e, sim, ornitodiros, diferenciando-se dos répteis principalmente por suas patas eretas, pela postura, comportamento normalmente ativo e metabolismo aviários, incluindo a manutenção de uma temperatura constante.