Qual a sua concepção de deficiência?

Índice

Qual a sua concepção de deficiência?

Qual a sua concepção de deficiência?

Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Como era a educação especial antigamente?

A educação especial surgiu com muitas lutas, organizações e leis favoráveis aos deficientes e a educação inclusiva começou a ganhar força a partir da Declaração de Salamanca (1994), a partir da aprovação da constituição de 1988 e da LDB 1996.

O que é uma deficiência sensorial?

Do ponto de vista científico, a deficiência sensorial se caracteriza pelo não-funcionamento (total ou parcial) de algum dos cinco sentidos. Classicamente, a surdez e a cegueira são consideradas deficiências sensoriais, mas déficits relacionados ao tato, olfato ou paladar também podem ser enquadrados em tal categoria.

O que é deficiência permanente exemplo?

Considera-se deficiência permanente aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos (Decreto nº 3.298/99, art. 3º, II).

Quais são os conceitos relacionados à deficiência?

A produção do artigo teve embasamento teórico e bibliográfico, os quais destacam os conceitos quanto à deficiência em vários contextos, históricos, sociais, religiosos e econômicos, que vem a proporcionar uma sequência de fatores que findam em preconceito, superação, luta pelos direitos como o próprio reconhecimento.

Qual o conceito de pessoa com deficiência que consta na Convenção?

Em outras palavras, o conceito de pessoa com deficiência que consta na Convenção supera as legislações tradicionais que normalmente enfocam o aspecto clínico da deficiência.

Como a deficiência faz parte de sua vida?

A deficiência passou fazer parte de suas vidas de forma positiva, superando e compreender a real dificuldade que era estabelecer igualdade de oportunidades. Pois, estamos integrados a uma sociedade em que a palavra inclusão faz parte da vida das pessoas.

Qual a orientação para a deficiência?

Email: [email protected]. Orientadora: Profa. Maria Tereza Garcia Faitarone. Com os resultados dos avanços científicos a deficiência foi investigada e explicada, mas mesmo com o esclarecimento e a compreensão, da deficiência como um aparato normal da natureza humana em alguns casos, não o foi suficiente para romper com o preconceito.

Postagens relacionadas: