Como se dá o processo de transformação da força de trabalho em mercadoria?
Índice
- Como se dá o processo de transformação da força de trabalho em mercadoria?
- Como Marx define força de trabalho?
- Como o trabalho se transformou em mercadoria no capitalismo?
- Quem é considerado força de trabalho?
- Qual a teoria marxista do valor-trabalho?
- Por que a força de trabalho não é uma mercadoria?
- Qual o valor da força de trabalho?
- Qual é a força de trabalho no mercado capitalista?
Como se dá o processo de transformação da força de trabalho em mercadoria?
O Capitalismo O Capital transforma tudo em mercadoria, isto é, algo objetivamente mensurável e substituível por uma abstração quantitativa – o dinheiro. Nem mesmo o ser humano conseguiu escapar. Ser prático e objetivo, autocriador, o homem foi alienado de sua essência sob o domínio do Capital.
Como Marx define força de trabalho?
Conceito de origem marxista, a força de trabalho representa as capacidades físicas e outras a desenvolver pelos indivíduos nos diversos processos de trabalho. Estes indivíduos, agentes dos processos de trabalho, são dotados de capacidades técnicas e de métodos que lhes permitem operar as ferramentas e os equipamentos.
Como o trabalho se transformou em mercadoria no capitalismo?
No capitalismo, os trabalhadores vendem sua mão de obra por salários e podem ser facilmente descartados e substituídos por outros trabalhadores. ... Para o sistema capitalista, as pessoas são mão de obra e quanto mais barata for a mão de obra, melhor.
Quem é considerado força de trabalho?
Força de trabalho pode significar: O número de pessoas com capacidade para participar do processo de divisão social do trabalho, em uma determinada sociedade. Pode ser usado como um sinônimo de população ativa; ... Marx considera a força de trabalho como a mais importante das forças produtivas.
Qual a teoria marxista do valor-trabalho?
A teoria marxista do valor-trabalho: trabalho incorporado versusrelação social No interior da concepção marxista a maior divisão é entre os que interpretam o valor privilegiando a ideia de trabalho incorporado e os que destacam e enfatizam o caráter de relação social que o valor tem na economia capitalista.
Por que a força de trabalho não é uma mercadoria?
Sabemos que a força de trabalho não é uma mercadoria em todas as relações sociais. Recordemos a escravidão, o feudalismo e, finalmente, a economia mercantil simples que acabamos de examinar; em todos estes cacos; a força de trabalho não é uma mercadoria.
Qual o valor da força de trabalho?
O valor da força de trabalho, tal como o de qualquer outra mercadoria, é determinado pelo tempo de trabalho necessário para a produção — portanto, também reprodução — deste artigo específico. Enquanto valor, a própria força de trabalho representa apenas um quantum determinado de trabalho social médio nela objectivado.
Qual é a força de trabalho no mercado capitalista?
De todas as mercadorias que se encontram no mercado capitalista a força de trabalho é a única que pode trabalhar. Portanto, esta mercadoria é a única que pode estar na origem do valor. Sabemos que a força de trabalho não é uma mercadoria em todas as relações sociais.