O que os fenícios desenvolveram?
O que os fenícios desenvolveram?
A Civilização Fenícia destacou-se pelo desenvolvimento da navegação e pela criação de um sistema de escrita, o alfabeto. A Civilização Fenícia desenvolveu-se na região litorânea noroeste do Oriente Médio, onde hoje se localiza o litoral da Síria e do Líbano.
Como eram as sociedades mesopotâmicas?
A sociedade mesopotâmica era dividida em castas, ou seja, não era permitida a mobilidade social. O soberano era o chefe político, militar e religioso e estava no topo da pirâmide social. Abaixo dele estavam os sacerdotes, aristocratas e militares.
Qual a economia na Mesopotâmia antiga?
A economia na Mesopotâmia Antiga caracterizou-se, principalmente, pelo comércio e agricultura. As principais características da economia da Mesopotâmia: - Os povos mesopotâmicos dedicavam-se principalmente ao comércio e agricultura.
Como eram os Comerciantes nômades na Mesopotâmia?
Os comerciantes nômades percorriam extensas áreas para vender suas mercadorias ou comprar matérias-primas que não eram encontradas na Mesopotâmia. - Os contatos comerciais eram feitos, principalmente, com sociedades do Oriente Médio e Índia. - A terra, na Mesopotâmia, era de propriedade estatal.
Qual a origem da civilização Mesopotamica?
Assim, o padrão de troca estabelecido era inicialmente representado pela cevada e logo depois pelos metais. Assim concluimos que a civilização mesopotamica além ter sua origem ligada a agricultura por estar situada em meio a dois rios, teve também grande destaque no comércio, se tornando um dos maiores centro comerciais do oriente.
Qual a disponibilidade agrícola na Mesopotâmia?
Dessa forma, a tecnologia agrícola desses povos exigia a elaboração de um sofisticado sistema de irrigação e drenagem controlada pela construção de diversos diques e barragens. Ao mesmo tempo, é importante salientar que a disponibilidade de terras férteis na Mesopotâmia não era homogênea.