Onde está a descoberta do caminho marítimo para as Índias como era feito o comércio de especiarias que povos controlavam esse comércio?
Índice
- Onde está a descoberta do caminho marítimo para as Índias como era feito o comércio de especiarias que povos controlavam esse comércio?
- Que povos controlavam esse comércio de especiarias?
- Quais eram os comerciantes que monopolizavam o comércio marítimo na época?
- Como era feito o comércio das especiarias?
- Quais as especiarias que os europeus buscavam na região das Índias?
- Quais os povos controlavam o comércio e os preços das mercadorias entre a Europa e o Oriente?
- Qual o nome do lugar de onde os portugueses iam buscar as especiarias para comercializar na Europa?
- Quais eram os produtos mais procurados pelos europeus?
- Quem controlava o comércio marítimo eram os?
- O que é especiarias na história?
- Quando começou o comércio de especiarias?
- Como o comércio pode ser conceituado?
- Por que o comércio foi usado como estratégia de guerra?
- Qual a origem das rotas das especiarias?
Onde está a descoberta do caminho marítimo para as Índias como era feito o comércio de especiarias que povos controlavam esse comércio?
Antes da descoberta dos caminhos marítimos o comércio de especiarias era feito por meio de uma junção de rotas terrestres longas e rotas marítimas curtas, sendo intermediado - na Europa - pelas repúblicas mercantis italianas e pelo Império Árabe.
Que povos controlavam esse comércio de especiarias?
Para alcançar as desejadas especiarias, precisavam se submeter ao monopólio comercial exercido pelos árabes, que na época controlavam o Mar Mediterrâneo, ou realizar imensas caravanas que, no caso dos mercadores italianos, alcançavam as regiões do Beirute e do Líbano.
Quais eram os comerciantes que monopolizavam o comércio marítimo na época?
Por isso, comerciantes de Veneza e Gênova, que monopolizavam o comércio marítimo, buscaram alternativas para chegar às Índias. Isto vinha de encontro ao projeto de expansão marítima de Portugal e do Reino de Castela.
Como era feito o comércio das especiarias?
Durante a Idade Média comerciantes muçulmanos dominaram as rotas marítimas de especiarias no oceano Índico, dominando áreas chave e enviando as especiarias da Índia para ocidente, através do Golfo Pérsico e do mar Vermelho, a partir de onde seguiam por terra para a Europa com enormes custos.
Quais as especiarias que os europeus buscavam na região das Índias?
Com o ouro e o cobre retirados da África os portugueses compravam nas Índias as tintas, principalmente o anil, e toda gama de especiarias orientais: canela, pimentas, gengibre, etc.
Quais os povos controlavam o comércio e os preços das mercadorias entre a Europa e o Oriente?
Finalmente, os mercadores árabes assumiram o transporte de mercadorias para a Europa, através do Levante e dos comerciantes venezianos, até que, em 1453, a queda de Constantinopla provocou novo bloqueio da rota de comércio - agora, pelos turcos otomanos - o que aumentaria o custo já elevado das especiarias.
Qual o nome do lugar de onde os portugueses iam buscar as especiarias para comercializar na Europa?
Com o fim das Cruzadas, criou-se a Rota das Especiarias, que cruzava o Oriente Médio e chegava à Europa a partir dos comerciantes venezianos. Os árabes detinham o monopólio dessa rota e Veneza se tornou o centro do comércio europeu.
Quais eram os produtos mais procurados pelos europeus?
Os produtos mais procurados pelos europeus eram as especiarias - produtos vegetais ou animais com finalidade culinária ou medicinal - obtidas por meio do comércio com as Índias. As especiarias mais procuradas eram o cravo, a canela e a pimenta-do-reino.
Quem controlava o comércio marítimo eram os?
As rotas de especiarias para a Europa foram sucessivamente dominadas por mercadores do norte de África e do Médio Oriente, pela República de Veneza no Mediterrâneo e, mais tarde, pelos portugueses que, com a descoberta do caminho marítimo para a Índia iniciariam uma rota marítima alternativa.
O que é especiarias na história?
O termo especiaria ou espécie (do latim species), a partir dos séculos XIV e XV na Europa Ocidental, designou diversos produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, caule, raiz), de aroma ou sabor acentuados. Isto deve-se à presença de óleos essenciais.
Quando começou o comércio de especiarias?
As civilizações asiáticas desenvolveram o comércio de especiarias desde a antiguidade, e o mundo greco-romano deu-lhe continuidade, comerciando ao longo das chamadas "rota do incenso" e "rota romana da índia".
Como o comércio pode ser conceituado?
O comércio pode ser conceituado como a troca espontânea de produtos. Se essa troca de der entre dois comerciantes, ela será bilateral, mas se dela participar mais gente, multilateral.
Por que o comércio foi usado como estratégia de guerra?
Em muitos casos, no entanto, o comércio foi usado como estratégia de guerra. Foi assim no Bloqueio Continental que Bonaparte impôs aos ingleses. E mais recentemente os Estados Unidos vem empregando embargos econômicos a países que deseja atingir.
Qual a origem das rotas das especiarias?
As rotas das especiarias foram rotas comerciais geradas pelo comércio de especiarias provenientes da Ásia. Estas rotas remontam à antiguidade greco-romana interligando diversos povos ao longo do tempo, da Europa à Ásia.