Como os chineses guardavam o segredo de produção da seda?

Índice

Como os chineses guardavam o segredo de produção da seda?

Como os chineses guardavam o segredo de produção da seda?

Reza a lenda que a imperatriz Si Ling Chi descobriu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma amoreira dentro de sua xícara de chá. ... A manufatura da seda era um segredo de estado, muito bem guardado até o ano 300, quando se tornou conhecida na Índia. Ou seja: 3.000 anos após sua descoberta pelos chineses.

Como é feita a produção de seda?

O fio de seda é fabricado do casulo da lagarta de diversas mariposas. A mais comum é a Bombyx mori, bicho-da-seda da amoreira, que responde por 95% da produção mundial. A sericultura moderna é mecanizada, porém o processo de produção é basicamente o mesmo há 5 mil anos.

Como é produzida a fibra da seda quais suas características?

Após a fiação do casulo e antes da eclosão da larva em uma mariposa, o casulo é mergulhado em água quente para desenrolar e produzir longos fios de seda. ... A fibra natural extraída do bicho-da-seda é cercada por uma substancia glutinosa, que é retirada durante a lavagem e o branqueamento.

Como era feito o tecido na China?

A seda é uma fibra obtida a partir dos casulos do bicho-da-seda. ... Acredita-se que o cultivo do bicho-da-seda foi iniciado na China por volta do século IX a.C. As plantações de amoreira, pequena árvore em cujas folhas a lagarta responsável pela seda se desenvolve, consistiam um elemento essencial na produção do tecido.

Quem dominou o segredo da criação do bicho-da-seda?

Foi o romano Justiniano, conhecido como “o Imperador que nunca dorme”, que conseguiu fazer chegar a si os primeiros casulos que poderiam desvendar o segredo de como se fazia a seda. ... Uma proposta que Justiniano aceitou e que trouxe à China os dois monges disfarçados que levaram de volta os casulos até Roma.

Como a seda chegou ao Ocidente?

Em princípio, ela conectava a China até a Antioquia, depois a Coreia até o Japão e por fim, conectava toda a Europa com o Ocidente, principalmente através de Flandres, de domínio francês na época. A seda chegou para os europeus por meio da conquista do Egito pelo Império Romano em 31 a.C.

Como Morre o bicho-da-seda?

Os casulos são aquecidos em temperaturas de até 105°C, o que mata o bicho-da-seda desidratado. As larvas são abatidas dentro dos casulos antes que se desenvolvam o suficiente para danificar os fios de seda. Na foto, um bicho-da-seda em forma de crisálida, já morto, é retirado de um casulo aberto.

Como é tecido seda?

A seda é uma fibra natural, leve, macio e nobre, seu processo de fabricação é delicado, raro e trabalhoso. Tecidos com composição em seda não absorvem calor, são bem fresquinhas devem ser lavados a seco. O tecido de composição natural tem o toque mais gostoso e garante mais conforto para a pele.

Como é feito o tecido de linho?

A fibra do linho de origem das plantas herbáceas é extraída do talo, o linho é arrancado pela raiz, a fim de se aproveitar todo o comprimento dos caules. Seu nome científico é linum usitatissimum.

Qual a origem da seda chinesa?

A lenda é tão fantasiosa que pode até ser verdadeira. Os chineses tiveram exclusividade na fabricação da seda por três milênios. Ciente do valor comercial do tecido que pode ser usado em dias quentes ou frios, o governo chinês proibiu a exportação de ovos de mariposas e sementes de amoreiras, condenando à morte os traficantes.

Como a China ainda produz a melhor seda do mundo?

Entretanto a seda só foi industrializada na Inglaterra no século XV. Atualmente a China ainda produz a melhor seda do mundo.

Quando começou a produção da seda?

Quando os chineses desenvolveram as técnicas para a produção da seda, grande parte da população passou a se dedicar a essa atividade. A seda era muito utilizada na confecção de roupas para os imperadores e nobres, e, em ocasiões especiais, para decorar painéis e faixas com dizeres festivos ou fúnebres.

Como é fabricada a seda?

Como é fabricada a seda? A descoberta da seda pelo homem é repleta de lendas – e foi só através de milênios de trapaças e acordos comerciais que ela chegou até aqui. O fio de seda é fabricado do casulo da lagarta de diversas mariposas.

Postagens relacionadas: