Como deve ser de acordo com a BNCC a abordagem dos conteúdos de literatura?
Índice
- Como deve ser de acordo com a BNCC a abordagem dos conteúdos de literatura?
- O que diz a BNCC sobre literatura?
- O que se trabalha em literatura?
- Como preparar um plano de aula de literatura?
- Que conteúdos são imprescindíveis na aula de literatura?
- Qual é a habilidade EF15LP02?
- O que significa EF15LP01?
- Qual a finalidade da BNCC?
- Quais são as práticas digitais da BNCC?
- Qual a proposta da BNCC para o ensino médio?
- Quais são as competências da BNCC?
Como deve ser de acordo com a BNCC a abordagem dos conteúdos de literatura?
No Ensino Médio, a BNCC propõe que a literatura se aproxime mais do componente curricular “Arte”, dentro da área de Linguagens. Em relação ao desenvolvimento do leitor-fruidor nessa etapa escolar, almeja-se a formação de alunos protagonistas.
O que diz a BNCC sobre literatura?
Na proposta da BNCC do Ensino Médio, a Literatura se aproxima mais do componente curricular Arte, também do grupo das disciplinas de Linguagens. A conexão entre o pensamento e a ludicidade são fortalecidos com o exercício da crítica, que se junta à apreciação e fruição já iniciados nos anos anteriores.
O que se trabalha em literatura?
A literatura torna possível conhecer realidades completamente diferentes e aprender a respeitá-las. A literatura permite que se estabeleça um diálogo entre a realidade e a fantasia. O aluno conhece personagens fictícios que vivem aventuras maravilhosas, mas pautadas por reações e emoções humanas.
Como preparar um plano de aula de literatura?
Dez dicas para uma aula honesta de literatura
- 1 – Saiba qual o seu objeto de estudo e deixe isso claro para os alunos. ...
- 2 – Tenha sempre um texto base para a aula e indique-o com antecedência. ...
- 3 – Facilite o acesso ao livro indicado. ...
- 4 – Defina o recorte temático a ser trabalhado no texto.
Que conteúdos são imprescindíveis na aula de literatura?
Leitura. ... A literatura é imprescindível à formação do aluno no Ensino Médio, pois estimula a imaginação e contribui para que o estudante tenha um senso crítico e reflexivo sobre o mundo, proporcionando as habilidades de ler, escrever, ouvir e falar.
Qual é a habilidade EF15LP02?
Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...
O que significa EF15LP01?
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Qual a finalidade da BNCC?
A finalidade da BNCC é estabelecer uma educação igualitária, que abranja todo o território nacional e leve em consideração a qualidade do ensino e a formação do cidadão brasileiro. Quanto à estruturação da Base para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, há uma divisão dos conhecimentos em cinco campos de experiências.
Quais são as práticas digitais da BNCC?
Entre elas estão as práticas digitais, previstas em várias habilidades da BNCC, o que se relaciona com a preocupação de promover o aprendizado em sintonia com as possibilidades tecnológicas da vida contemporânea.
Qual a proposta da BNCC para o ensino médio?
No Ensino Médio, a BNCC propõe que a literatura se aproxime mais do componente curricular “Arte”, dentro da área de Linguagens. Em relação ao desenvolvimento do leitor-fruidor nessa etapa escolar, almeja-se a formação de alunos protagonistas.
Quais são as competências da BNCC?
Além das disciplinas, a BNCC estabelece algumas competências que devem ser seguidas pelas escolas. A Literatura pode ser identificada na 3ª competência, que diz “valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”.