Qual a importância da literatura Infanto-juvenil na sala de aula?

Índice

Qual a importância da literatura Infanto-juvenil na sala de aula?

Qual a importância da literatura Infanto-juvenil na sala de aula?

A literatura infantojuvenil pode apoiar o aprendizado na escola e contribuir para o desenvolvimento da postura cidadã e de valores dos alunos. Por isso, não se pode menosprezá-la, já que ela também faz parte do processo de formação de qualquer pessoa.

Como trabalhar a literatura Infanto-juvenil na sala de aula?

Utiliza também parlendas, com cartazes e figuras, trava-línguas, leitura de imagens, músicas e revistas. Essa forma de trabalho também é apontada por outra professora, que afirma desenvolver atividades diárias com a literatura infantil.

Qual a relação da literatura Infanto-juvenil com a pedagogia?

Literatura infantil e formação da criança Como “objeto” que provoca emoções, dá prazer ou diverte e modifica a consciência de mundo, ela é tida como Arte. Mas como instrumento manipulado com intenções educativas, ela é Pedagogia.

Como o docente pode trabalhar com a literatura Infanto-juvenil como estratégia em sala de aula?

Cabe ao professor mostrar por meio da literatura infantil uma realidade nova e criativa, deixando que as crianças descubram e se interessem mais a cada estória ouvida. Portanto, o melhor a se fazer é mostrar para o aluno que a leitura pode ser agradável e não obrigá-lo a ler.

Qual a importância do ensino da literatura nas escolas?

A literatura tem uma grande importância para o desenvolvimento dos alunos por ser uma prática que permite a evolução das habilidades socioemocionais, principalmente. ... Isso permite uma identificação do aluno com a história e com os personagens envolvidos, algo que desenvolve emoções, valores.

Qual é a importância da literatura para as crianças?

Hoje a dimensão de Literatura Infantil é mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis, sem contar que no ambiente familiar o hábito da leitura, fortalece o elo da criança com seus pais ou responsáveis, tornando-o, no futuro, um adulto mais seguro.

Como trabalhar com a literatura infantil na sala de aula?

Como contribuir para a formação do leitor?

  1. Planejar a leitura – o texto deve ser bem escolhido e a leitura, estudada.
  2. Repetir a leitura das mesmas histórias e deixar que completem os trechos.
  3. Ler de diferentes formas cada texto.
  4. Permitir interação durante ou após a leitura.
  5. Pedir para reproduzirem a história lida.

Qual é a função da literatura na sala de aula?

A literatura tem um papel de extrema importância na formação dos indivíduos. Ela é a responsável por estimular a criatividade, a imaginação e por auxiliar na construção de diversos conhecimentos. Por isso, é fundamental que o corpo docente das escolas reconheça a sua relevância para o desenvolvimento dos alunos.

Qual a relação entre a literatura Infanto-juvenil e imaginário?

O imaginário é fator importantíssimo para a formação do sujeito como ser humano, pois a criança que se relaciona com a literatura infantil, quando ouve histórias, mesmo enquanto bem pequena, embora ainda não possua a habilidade de leitura, é capaz de compreender o mundo real através do mundo fantasioso, pois esse mundo ...

Porque surgiu a literatura Infanto-juvenil?

A literatura infantil teve origem no século XVII com Fenélon (1651-1715), com o intuito de educar moralmente as crianças. Nessa época as histórias continham informações maniqueísta que tinham como objetivo transmitir aos leitores o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.

Por que a escola é um espaço para a literatura infanto-juvenil?

A escola é, sem dúvida, um espaço em que a criança e os jovens passam a maior parte de seu tempo, portanto, é natural que nela ocorra, não só o contato com a literatura infanto-juvenil, mas que isso aconteça de forma prestigiada, como defende Rocha (2010) apud Zilberman (2003, p.

Como apresentar a literatura infanto-juvenil nas aulas de língua portuguesa?

A ideia central deste artigo é apresentar o resultado da pesquisa e posterior reflexão acerca do trabalho com a literatura infanto-juvenil nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental II na escola Municipal Raimundo Guimarães do Nascimento localizada na cidade de Rio Real-Bahia.

Qual a origem da literatura infantojuvenil?

Tudo isso por meio da linguagem literária, que permite à criança e ao jovem ver o seu universo sendo mimetizado lúdica e artisticamente. O século XIX marca a consolidação da literatura infantojuvenil no mundo.

Quando começou a literatura infantojuvenil no século XIX?

O século XIX marca a consolidação da literatura infantojuvenil no mundo. No Brasil, o gênero desponta no final desse mesmo século com a contribuição de autores como Júlia Lopes de Almeida, Sílvio Romero e Câmara Cascudo.

Postagens relacionadas: