Qual o estilo rococó?

Índice

Qual o estilo rococó?

Qual o estilo rococó?

Movimento artístico-cultural que surgiu após o Barroco em 1720. O Rococó foi uma manifestação artística que nasceu na França e chegou aos demais países europeus no século XVIII. ... De origem francesa, a palavra Rococó (rocaille) quer dizer concha, uma associação aos elementos que caracterizam esse estilo.

Como eram realizados os traços mais salientes do estilo rococó?

Os historiadores da arte distinguem dois momentos do rococó. ... Os traços mais salientes do estilo rococó relacionam-se ao uso das rocailles, que se combinam aos arabescos com linhas curvas em "c" ou "s".

Que tipo de tons de cores são usadas nas pinturas rococó?

Perceba que, em contraste com o Barroco, as cores do Rococó são leves e vivas, o branco e os tons claros de rosa, azul e verde surgem substituindo as cores sombrias e o excesso de dourado típicos do Barroco.

Como são as pinturas do rococó explique?

Caracterizou-se acima de tudo por sua índole hedonista e aristocrática, manifesta em delicadeza, elegância, sensualidade e graça, e na preferência por temas leves e sentimentais, onde a linha curva, as cores claras e a assimetria tinham um papel fundamental na composição da obra.

Quais as artes desenvolvidas no Rococó?

Caracterizado pelo uso de conchas, laços e flores em seus adornos, o estilo rococó predominou na esfera da arquitetura, escultura e pintura. Elas deveriam se complementar harmonicamente, muitas vezes pela união de artistas especializados em afazeres distintos.

Quais as características do Rococó no Brasil?

O rococó se caracteriza por: Uso de temas da natureza: pássaros, flores delicadas, plantas, rochas, cascatas de águas; Uso de temas relacionados a vida cotidiana e relações humanas; Representação da vida profana da aristocracia; Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil);

Quais são as características marcantes das esculturas no estilo rococó?

Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. ... Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica. Na escultura, sobressai a delicadeza nas linhas.

O que vem depois do rococó?

O neoclassicismo surgiu em meados do século XVIII como uma rejeição ao rococó e ao barroco tardio.

Qual o principal tema de uma pintura do rococó?

A pintura rococó abordava assuntos relacionados à aristocracia, apresentando dois contextos diferentes. Um deles destacava elementos da natureza e o bucolismo, assim representados por retratos de parques e jardins. Já o outro priorizava cenários que retratavam o luxo.

Qual era o objetivo do rococó?

O estilo rococó irradiou-se pelos principais países da Europa e chegou ao Brasil colonial. ... O objetivo da arte rococó era entregar às pessoas o que elas buscavam: um misto de prazer e elevação artística sem pretensão.

Quais os traços mais marcantes do estilo rococó?

Os traços mais marcantes do estilo Rococó são: era um estilo predominantemente decorativo. A pintura era mais voltada ao exercício da criatividade dos artistas e à representação do luxo, das festas e dos prazeres da vida humana.

Quais são os materiais usados nas esculturas do Rococó?

Os principais materiais usados eram gesso, madeira e porcelana, este último especialmente para as esculturas de pequeno porte, utilizadas essencialmente como objetos decorativos. A representação do luxo, com elegância de delicadeza, é um traço bem típico das esculturas do Rococó.

Quais foram os temas mais comuns nas primeiras obras do Rococó?

Portanto, os temas mais comuns nas primeiras obras do Rococó eram cenários eróticos ou galantes da vida cortesã e da mitologia, como alusões ao teatro da época, entre outros. Contudo, de acordo com alguns historiadores, não foi um estilo que se estendeu por muito tempo.

Postagens relacionadas: