Como era a Mesopotâmia?

Índice

Como era a Mesopotâmia?

Como era a Mesopotâmia?

A Mesopotâmia era a região que fica entre os rios Tigres e Eufrates e onde se desenvolveram importantes civilizações da Antiguidade oriental. Política: os povos eram governados por um soberano, que acumulava as funções de chefe político, militar e religioso. Economia: agrícola, comercial e agropastoril.

Como era a política mesopotâmica?

A organização política da Mesopotâmia tinha um soberano divinizado, assessorado por burocratas- sacerdotes, que administravam a distribuição de terras, o sistema de irrigação e as obras hidráulicas.

Quais cidades fazem parte do desenvolvimento da Mesopotâmia?

Os sumérios foram responsáveis pelo desenvolvimento do sistema de drenagem dos pântanos e pela fundação de cidades como Eridu, Ur e Uruk, os primeiros núcleos urbanos da Mesopotâmia.

Como acabaram os povos da Mesopotâmia?

Mesmo assim, apesar de suas proezas tecnológicas, culturais e militares, marcos na evolução do homem, os povos da Mesopotâmia acabaram vencidos e conquistados pelos persas, uma civilização que tinha suas bases político-econômicas na expansão territorial. Érica Turci é historiadora e professora de história formada pela USP.

Quem foi os primeiros povos a estabelecerem-se na Mesopotâmia?

Os primeiros povos a estabelecerem-se na Mesopotâmia foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles fundaram as primeiras cidades da região, das quais se destacam, por exemplo, Ur, Uruk e Eridu. As cidades sumérias logo assumiram a condição de cidades-estado , ou seja, possuíam total autonomia e uma administração própria.

Como se desenvolveu a Mesopotâmia?

Ao contrário de outra civilização que se desenvolvia ao mesmo tempo, o Egito, as condições geográficas da Mesopotâmia não ofereciam proteção natural, o que ocasionou várias ondas de ataques, principalmente de povos vindos do leste. Os mesopotâmicos tiveram que se armar.

Quais são as construções mais conhecidas da Mesopotâmia?

Entre as construções mais conhecidas da Mesopotâmia, e atribuídos ao reinado de Nabucodonosor, estavam os Jardins Suspensos da Babilônia.

Postagens relacionadas: