Como era para ser o tratamento aos doentes mentais segundo Pinel?

Índice

Como era para ser o tratamento aos doentes mentais segundo Pinel?

Como era para ser o tratamento aos doentes mentais segundo Pinel?

Pinel defendia a cura da loucura por meio do chamado "tratamento moral"¹, que consistia em uma ampla pedagogia normalizadora com horários e rotina rigidamente estabelecidos, medicamentos receitados somente pelo médico e atividades de trabalho e lazer.

Quando foi aprovada a Reforma psiquiátrica?

Há 17 anos, a Lei Federal da Reforma Psiquiátrica foi aprovada no Congresso. As discussões sobre os métodos de tratamento psicossocial seguem gerando controvérsias, colocando em dúvida a necessidade de hospitais psiquiátricos e a eficácia dos tratamentos alternativos.

Como nasceu a possibilidade de receber um tratamento psiquiátrico por tempo limitado?

Nasceu a possibilidade de o paciente receber um tratamento psiquiátrico por tempo limitado, em vez de permanecer em uma instituição a vida toda. Como consequência, vem crescendo nos últimos anos a preocupação com a dominação econômica da indústria farmacêutica mundialmente.

Que coisa mudou na psiquiatria nas últimas décadas?

Muita coisa mudou na psiquiatria nas últimas décadas. Contamos os progressos e as perspectivas em terra brasileira Rio de Janeiro, 1944. Quando soube que um dos internos do Hospital Pedro II estava encarcerado havia mais de dois dias numa cela, a médica Nise da Silveira (1905-1999) correu para libertá-lo.

Quais são os hospitais psiquiátricos brasileiros?

Hoje em dia, os hospitais psiquiátricos brasileiros estão sendo aos poucos substituídos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), onde são oferecidos tratamentos psiquiátricos gratuitos. O atendimento é fornecido diariamente por uma equipe interdisciplinar, e não há internação compulsória.

Postagens relacionadas: