Como era tratada a histeria na antiguidade?

Índice

Como era tratada a histeria na antiguidade?

Como era tratada a histeria na antiguidade?

O tratamento consistia em rezas, amuletos e exorcismos. As mulheres identificadas como histéricas eram interrogadas, perseguidas, torturadas e, por vezes, queimadas na fogueira.

Como surge a histeria?

Os sintomas da histeria, na maioria dos casos, começam quando uma grande carga de afeto e de emoção fica reprimida, levando a um grande sentimento de culpa e ansiedade. Além disso, alguns fatores hereditários também podem estar envolvidos, uma vez que este distúrbio é mais comum dentro da mesma família.

O que é histeria na psicanálise?

Histeria é um tipo de neurose que se caracteriza predominantemente, pela transformação da ansiedade subjacente para um estado físico. A palavra vem do termo grego “hystéra”, que significa útero. A própria palavra nos revela o caráter feminino da doença, já que era atribuída a uma disfunção uterina.

Qual o conceito de histeria para psicanálise?

Qual o conceito ou definição de Histeria para Psicanálise e para Freud? No final do século XIX, a psicanálise foi nomeada por Sigmund Freud como método de investigação dos processos inconscientes. Um dos primeiros temas elaborados por Freud, ainda na sua fase inicial com Charcot, foi o tema da Histeria, que abordaremos neste artigo.

Como o tratamento da histeria e outros transtornos psíquicos?

O tratamento da histeria e de outros transtornos psíquicos vai deixando de ter um foco na hipnose e se transferindo para o diálogo acordado (a associação livre no diálogo entre terapeuta e paciente) e nos lapsos, chistes e sonhos.

Por que a histeria é um distúrbio psíquico?

Aos poucos foi-se observando que a histeria não era um distúrbio que acometia exclusivamente as mulheres, mas nelas predominava. Teorizou-se, então, outra segmentação da estrutura neurótica: estava-se diante dos obsessivos que, com sintomas diferentes, também apresentavam grande sofrimento psíquico.

Qual a causa da histeria?

O termo histeria foi utilizado por Hipócrates, que pensava que a causa da histeria fosse um movimento irregular de sangue do útero para o cérebro. Segundo a Psicanálise é uma neurose complexa caracterizada pela instabilidade emocional.

Postagens relacionadas: