Como era tratada a Educação Física na década de 30?
Índice
- Como era tratada a Educação Física na década de 30?
- Qual o objetivo da Educação Física na década de 30?
- Qual a contribuição da Reforma Couto Ferraz de 1851 para a Educação Física?
- Como era vista a Educação Física nos anos 90?
- Por que a Educação Física por muito tempo foi chamada de ginástica?
- O que aconteceu em 1851 na reforma Couto Ferraz?
- O que foi a reforma de Couto Ferraz?
Como era tratada a Educação Física na década de 30?
A Educação Física nas décadas de 30, 70 e 80 era vista como a maneira direta de movimentar os estudantes, bem como, uma maneira direta de ordem e disciplina. Assim sendo, por meio da educação física poderia - se encontrar possíveis atletas para desempenhar esportes.
Qual o objetivo da Educação Física na década de 30?
O governo militar investiu na Educação Física em função de diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração nacional (entre os Estados) e na segurança nacional, tanto na formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável como na tentativa de desmobilização das forças políticas oposicionistas.
Qual a contribuição da Reforma Couto Ferraz de 1851 para a Educação Física?
A primeira sinalização legal surge em 1851 na reforma Couto Ferraz que instituía a educação física nas escolas da corte. ... Após a reabertura política em 1985 surgem inúmeras abordagens pedagógicas para nortear o trabalho docente do professor de Educação Física, é o período da crise de identidade da EF.
Como era vista a Educação Física nos anos 90?
Na década de 90 a Educação Física escolar passou a ser concebida a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9394/96) como “componente curricular”, deixando de ser considerada uma “prática”.
Por que a Educação Física por muito tempo foi chamada de ginástica?
Educação Física, inicialmente chamada de ginástica, foi implantada em nossas escolas no final do século XIX, revelando uma concepção higienista fundamentada nos conhecimentos da anatomia e fisiologia. ... A explicação do desenvolvimento do ser humano ficava restrita ainda aos processos fisiológicos e mecânicos.
O que aconteceu em 1851 na reforma Couto Ferraz?
No Brasil a inclusão da Educação Física na escola ocorreu oficialmente ainda no século XIX, em 1851, com a reforma Couto Ferraz, porém somente a partir de 1920 os Estados iniciaram reformas educacionais e incluíram a ainda Ginástica (atual Educação Física) nos currículos escolares1.
O que foi a reforma de Couto Ferraz?
A reforma, oficializada por meio do Decreto no 133-A, de 17 de fevereiro de 1854, estabelecia a inspeção nos estabelecimentos de ensino públicos e privados, as normas para a carreira de professor, o currículo escolar, entre outros temas.