Quais as diferenças do trabalho ao longo da história?
Quais as diferenças do trabalho ao longo da história?
Entre os pensadores da Grécia Antiga, trabalhar era malvisto. Aristóteles colocava o trabalho em oposição à liberdade ,e Homero via na ociosidade da antiga nobreza grega um objetivo desejável. O trabalho pesado era para mulheres, servos e escravos.
Quando começou o trabalho no Brasil?
O trabalho no Brasil começou a ser explorado desde a descoberta do território brasileiro por Pedro Alvares Cabral. Os colonizadores impuseram aos índios suas formas e costumes, obrigando eles a trabalhar e se subordinar aos próprios. Os nativos pouco tempo, os negros africanos que vinham escravizados do seu continente de origem.
Qual a importância do trabalho na sociedade medieval?
Na idade média, a ênfase do trabalho recai na expiação dos pecados e no combate à fraqueza da carne, prestando-se à manutenção da estratificação social. A sociedade medieval, marcada pelas diferenças sociais, mantinha um modo de produção característico da divisão entre senhores e servos.
Como começaram os protestos nas jornadas de trabalho?
É neste contexto, começaram a surgir os primeiros protestos por mudança nas jornadas de trabalho. Apontada como a primeira lei trabalhista foi estabelecida medidas importantes, mas inadmissíveis hoje em dia: duração máxima da jornada de trabalho infantil em 12 horas, além de proibir o trabalho noturno.