Como era feita a cerâmica marajoara?

Índice

Como era feita a cerâmica marajoara?

Como era feita a cerâmica marajoara?

Uma das técnicas mais utilizadas para ornamentação desta cerâmica é a do champlevé ou campo elevado, onde são conseguidos desenhos em relevo por meio de decalque de desenhos sobre uma superfície alisada e escavando em seguida a área sem marcação.

Como os moradores da Ilha de Marajó desenvolviam as pinturas em seus vasos?

Para aumentar a durabilidade do barro agregavam-se outras substâncias-minerais ou vegetais como as cinzas de cascas de árvores e de ossos, pó de pedra e concha, além do cauixi, uma esponja silicosa que recobre a raiz de algumas árvores. Bibliografia: Arte Marajoara/Cerâmica Marajoara.

Quais as principais funções dos objetos de cerâmica produzidos pelos marajoaras?

Usada principalmente em rituais, como o de iniciação da mulher, cultos de fertilidade e funerários, os vasos e urnas de cerâmica ganhavam desenhos e relevos. Assim como outros objetos de datações antigas, a cerâmica marajoara serve como ícone de um povo, e a arqueologia tenta descobrir seus significados.

Qual o estilo da arte marajoara?

A arte marajoara é baseada na produção de um gênero de cerâmica desenvolvida por índios que moravam na Ilha de Marajó, durante os séculos 4. Esse gênero artesanal de criação de cerâmica em um nível bem-elaborado e elegante é conhecido como “fase marajoara”.

Quais são os artefatos que correspondem a arte marajoara?

Os artefatos que correspondem à Arte Marajoara são:

  • os muiraquitãs, pequenas esculturas de rãs, símbolos das culturas amazônicas, espécie de amuleto feito de pedra verde.
  • as pinturas e gravuras encontradas na região de São Raimundo Nonato, expressões da arte rupestre do período da pré-história.

Qual a arte da Ilha de Marajó?

A arte marajoara representa a produção artística, sobretudo em cerâmica, dos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará, considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas.

Qual a origem da cerâmica do Marajó?

Diversas hipóteses surgiram indicando possíveis origens da cerâmica da ilha do Marajó.Uma delas, é a de que as fases arqueologicas da ilha do Marajó foram cinco, correspondendo, cada uma, a diferentes culturas instaladas na região e a diferentes níveis de ocupação.

Qual a época mais antiga da cerâmica do Brasil?

Sua importância reside no fato de ser considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas. Sua fase mais popular entre o público, e que também é alvo da maioria das pesquisas situa-se no período de 4 d.C.

Qual a origem da cultura do Marajó?

A cultura parece ter persistido na era colonial. A cultura pré-colombiana do Marajó pode ter desenvolvido estratificação social e comportado uma população de 100 000 pessoas. Pesquisas posteriores encontraram origem natural para grande parte das estruturas, contestando exigência demográfica e de complexidade de relações de trabalho.

Quais eram os objetos utilizados pelos índios de Marajó?

Os índios de Marajó confeccionavam objetos utilitários, mas também decorativos. Entre os vários objetos encontrados pelos pesquisadores encontram-se vasilhas, urnas funerárias, brinquedos, estatuetas, vasos, pratos tangas para cobrir as zonas genitais das jovens, igualmente feitas de cerâmica.

Postagens relacionadas: