Como eram as catedrais góticas?
Índice
- Como eram as catedrais góticas?
- Como se compõe a estrutura das construções góticas?
- O que permitiu a construção das catedrais góticas?
- O que possibilitou a construção de igrejas góticas mais altas?
- Quais as principais características das Catedrais Goticas?
- Qual foi considerada a primeira igreja construída com linhas góticas e que serviu de modelo para todas as demais igrejas do período?
- O que as pinturas góticas buscavam representar?
- Qual a finalidade das catedrais góticas?
- Como era a construção de uma catedral gótica?
- Como a catedral foi construída?
- Como as esculturas foram construídas e colocadas nas catedrais?
Como eram as catedrais góticas?
Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.
Como se compõe a estrutura das construções góticas?
Os principais elementos da arquitetura gótica são: Arcos: arcos de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas. Frequentemente eram decorados com algumas esculturas. Arcadas: representam uma sequência de arcos sustentados por colunas e geralmente eram encontrados nos claustros.
O que permitiu a construção das catedrais góticas?
Ao contrário das espessas paredes da arquitetura românica, a arquitetura gótica é constituída por paredes finas e geralmente possuidoras de enormes vitrais e rosáceas. ... Graças à estes dois suportes, foi possível construir catedrais, basílicas, igrejas e capelas exuberantemente altas, com muitos vitrais e rosáceas.
O que possibilitou a construção de igrejas góticas mais altas?
O gótico trouxe as famosas abóbadas ogivais. Elas permitiam a ampliação das dimensões laterais e possibilitavam que as construções fossem mais altas e, consequentemente, maiores.
Quais as principais características das Catedrais Goticas?
Principais características da arquitetura gótica: - Presença de sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção). - Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. - Era comum a participação dos habitantes da cidade na construção das catedrais.
Qual foi considerada a primeira igreja construída com linhas góticas e que serviu de modelo para todas as demais igrejas do período?
Abadia de Saint-Denis A igreja que serviu de modelo principal para o estilo foi a Abadia de Saint-Denis, que foi reconstruída pelo abade Suger, primeiro no coro e depois na fachada (1140-44); Suger era um aliado próximo e biógrafo do Rei Francês Luís VII, que foi um fervoroso Católico e construtor, e o fundador da Universidade de Paris.
O que as pinturas góticas buscavam representar?
Pinturas Góticas Às vésperas do Renascimento, a pintura gótica surgiu nos séculos XII, XIV e início do século XV. Geralmente, as pinturas buscavam representar os seres com realismo e tratavam de temas religiosos.
Qual a finalidade das catedrais góticas?
De acordo com a finalidade espiritual buscada no estilo gótico, as catedrais deveriam possuir: elevadas alturas, grande luminosidade e uma plena continuidade entre o início de seus pilares e o cume de suas abóbadas.
Como era a construção de uma catedral gótica?
A construção de uma catedral gótica formigava com dúzias de trabalhadores dispostos em times de trabalho e que recebiam por aquilo que faziam. Cada construção era supervisionada por um mestre construtor e por volta de 30 artesãos especialistas.
Como a catedral foi construída?
A catedral era, seguindo uma visão hierárquica das igrejas, meramente uma moradia para bispos e sua assembléia religiosa. Porém, com o clima de grande disputa no início do período gótico, essas catedrais assumiram grandes proporções se tornando verdadeiros monumentos.
Como as esculturas foram construídas e colocadas nas catedrais?
Esculturas também foram construídas e colocadas nos pórticos das catedrais. As esculturas diferiam das esculturas do estilo românico por não serem tão sólidas, mas sim por ganharem vida. A altura e suntuosidade das construções imprimiam uma noção de diminuição do ser humano nesses locais.