Como eram as encenações no teatro de revista na década de 1940 *?

Índice

Como eram as encenações no teatro de revista na década de 1940 *?

Como eram as encenações no teatro de revista na década de 1940 *?

Elas entravam no palco ao som de grandes orquestras e, ao abrir a cortina, todo o elenco descia uma escadaria, desfilando luxo em plumas e paetês. Uma passagem bastante interessante, contada pela atriz e vedete Berta Loran, é que naquela época não se falava palavrões.

Como era o teatro de revista?

Teatro de Revista é um gênero teatral que surgiu na França na segunda metade do século XVII e ficou popularmente famoso no século XX, quando se espalhou pelo mundo. Sem um fio condutor de ação, os espetáculos são compostos de esquetes de caráter crítico e números musicais com figurinos extravagantes.

Qual era o objetivo do teatro de revista nos vaudevilles?

O objetivo deste tipo de espetáculo era recordar e criticar os acontecimentos mais marcantes do ano que findava através de sketches onde havia canto, dança e declamação. Este tipo de teatro surgiu para fazer frente ao monopólio do teatro estatal francês.

Quais as características do teatro de revista?

Caracteriza-se pelo frequente apelo à sensualidade e pela sátira social e política. Geralmente os espetáculos constituem-se de esquetes entremeados por musicais e dança. Tal como nas operetas ou nos musicais, a revista junta as contribuições da música, da dança e do teatro numa atuação global.

O que significa revista no teatro?

Chamamos de teatro de revista ao espetáculo teatral composto de números falados, musicais e coreográficos, humorismo, etc. Esse gênero teatral alcançou grande popularidade no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, pela crítica bem-humorada com que enfocava certos aspectos do cotidiano do país.

O que foi o teatro de revista e qual a principal artista desse estilo artístico?

Gênero de teatro musicado surgido no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. ... Nessa época, Artur Azevedo já fazia sucesso com suas revistas, que contribuiriam para torná-lo o grande nome do teatro musical brasileiro. No início, o novo gênero sofreu a influência das revistas européias.

Como foi o teatro de revista no Brasil?

Esse gênero teatral alcançou grande popularidade no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, pela crítica bem-humorada com que enfocava certos aspectos do cotidiano do país. O teatro de revista brasileiro surgiu em 1859, no Teatro Ginásio, no Rio de Janeiro, com o espetáculo "As Surpresas do Sr.

Qual a importância do teatro de revista?

Teatro de revista é um género teatral de gosto marcadamente popular que teve importância na história das artes cénicas, tanto no Brasil como em Portugal, até meados do século XX, quando alcançou o seu auge. Caracteriza-se pelo frequente apelo à sensualidade e pela sátira social e política.

Quais foram os motivos do teatro de revista entrar em decadência?

Fala-se de decadência o tempo todo, com motivos e culpados diversos: lamenta-se o baixo nível das produções nacionais, o despreparo dos atores, a imoralidade dos palcos brasileiros; são apontados como culpados os empresários e diretores que só buscam lucro fácil, sem preocupação com o nível estético de suas produções, ...

Qual era a preocupação do teatro de revista?

A questão visual era uma grande preocupação em peças deste gênero, pois fazia-se necessário manter o "clima" alegre, descontraído, ao mesmo tempo em que se revelava, em última instância, a hipocrisia da sociedade.

Postagens relacionadas: