O que o homem Pré-histórico geralmente representava em suas pinturas?

Índice

O que o homem Pré-histórico geralmente representava em suas pinturas?

O que o homem Pré-histórico geralmente representava em suas pinturas?

Tais pinturas representam principalmente animais e os seres humanos, muitas vezes em cenas de caça. Mas não só. Eram representadas também figuras místicas, vegetais, símbolos solares e figuras geométricas.

Qual o período da história apresenta a utilização de obras artísticas feitas com pigmentos naturais?

Observaremos que o homem do paleolítico superior trabalhava a sua arte de uma forma simplista e natural, por isso a principal característica desse momento é o naturalismo. O artista reproduzia exatamente aquilo que visualizava. Ele sabia utilizar as cores e dar um estilo próprio em suas produções artísticas.

Qual a história da escultura?

Professora de História A História da Escultura remete à Idade Paleolítica, ou da Pedra Lascada, quando tem origem. Nessa altura já são feitas estatuetas de marfim e de ossos, geralmente de figuras femininas que apresentavam formas volumosas, numa referência aos ritos de fecundação.

Quais materiais se prestam à escultura?

Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. A escultura na Pré-História foi associada à magia e à religião. No período paleolítico, o objetivo era moldar animais e figuras humanas, geralmente femininas.

Quando a arte na pré-história foi produzida?

A arte na Pré-História foi produzida, principalmente, durante os períodos Paleolítico e Neolítico. Destacam-se as pinturas rupestres e as construções megalíticas. Quando se fala em arte na Pré-História, estamos falando da produção vista como artística na Pré-História, isto é, durante os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

Por que a escultura e a pintura se relacionam?

A escultura e a pintura são as primeiras manifestações artísticas e, ao longo dos séculos, se relacionam com uma série de simbolismos, tal como veremos a seguir. Ao falar em escultura brasileira pensamos logo em “ Aleijadinho ”, que se destacou com as imagens sacras e é o maior representante do barroco do nosso país.

Postagens relacionadas: