Como podemos aplicar a logística reversa pós-consumo?
Índice
- Como podemos aplicar a logística reversa pós-consumo?
- O que é logística reversa de pós-consumo?
- Quais são os princípios da logística reversa?
- Qual o conceito da logística reversa?
- O que é a logística reversa no Pós-consumo Cite um exemplo?
- Como funciona a logística reversa na prática?
- Como implantar a logística reversa em uma empresa?
- Quando começa o processo de logística reversa?
- Qual a melhor estratégia para logística reversa?
- Por que a logística reversa é peça chave nesse processo?
- Como a logística pode ser entendida?
Como podemos aplicar a logística reversa pós-consumo?
Logística reversa pós-consumo No pós-consumo, a estratégia empregada depende das condições em que o produto retorna à indústria: Se há condições de uso, os bens podem ser reutilizados. Se chegou ao fim da vida útil, o produto pode ter componentes reaproveitados ou remanufaturados.
O que é logística reversa de pós-consumo?
A logística reversa pós-consumo é o sistema que tem ganhado força nos últimos anos, uma vez que tornou-se obrigatória para alguns setores devido à Lei 12.305/2010. Caracteriza-se pela coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.
Quais são os princípios da logística reversa?
A logística reversa parte do princípio que a responsabilidade do produto é responsabilidade de quem produz, sendo assim o destino final dos produtos gerados é responsabilidade do fabricante, de forma também a reduzir o impacto ambiental que eles causam.
Qual o conceito da logística reversa?
A Logística Reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.
O que é a logística reversa no Pós-consumo Cite um exemplo?
A logística reversa pós-consumo trata-se da devolução do produto já consumido ou vencido ao fabricante. ... O exemplo mais fácil de compreender a logística reversa pós-consumo é o de pneus, pois são reutilizados em outros processos, como para a fabricação de asfalto.
Como funciona a logística reversa na prática?
O processo de logística reversa é feito depois do produto ser utilizado. Nela, a empresa vai atrás das embalagens e após isso retorna com os resíduos. É justamente nessa etapa de coleta que há o trabalho mais complicado para as empresas realizarem. ... Vidro pode se transformar em novas embalagens de produtos no mercado.
Como implantar a logística reversa em uma empresa?
Como implementar a logística reversa na sua empresa?
- Estabeleça uma política de logística reversa. Para implementá-la em seu negócio, a logística reversa vai precisar de uma política clara e bem definida. ...
- Treine a equipe de maneira completa. ...
- Analise os dados da logística reversa.
Quando começa o processo de logística reversa?
Com isso, começa o processo de logística reversa, que é quando o produto retorna para a loja e precisa entrar novamente no estoque ou seguir para o fabricante, em caso de defeito. Todas essas etapas precisam ser formalizadas para registrar a movimentação da mercadoria.
Qual a melhor estratégia para logística reversa?
Uma boa estratégia para programas de logística reversa é construir parcerias com cooperativas e catadores de materiais recicláveis, já que estes são atores fundamentais da cadeia de reciclagem brasileira.
Por que a logística reversa é peça chave nesse processo?
Mais uma vez, a logística reversa é peça chave fundamental nesse processo. De maneira geral, a ideia de Economia Circular propõe que a logística reversa seja pensada de forma mais ampla dentro da cadeia de suprimentos de uma empresa, e que não esteja restrita apenas a ações de coleta de resíduos e reciclagem.
Como a logística pode ser entendida?
A Logística pode ser entendida como uma das mais antigas atividades humanas, seu principal processo é disponibilizar bens e serviços gerados, alinhando local de entrega, tempo de entrega]