Como aplicar o logaritmo?
Índice
- Como aplicar o logaritmo?
- Quando se usa o logaritmo?
- O que é um logaritmo e para que serve?
- Qual são as aplicabilidades das teorias dos logaritmos em outras áreas do conhecimentos e que áreas são essas?
- Em quais áreas do conhecimento os logaritmos foi utilizado no incio da sua criação?
- Quais as aplicações do logaritmos na matemática?
- Qual a definição de logaritmo?
- Por que o log de 1 e zero?
- Qual a importância do logaritmo para a matemática?
- Quais são as aplicações do logaritmo?
- Quais são as propriedades dos logaritmos?
- Quem foi o criador dos logaritmos?
Como aplicar o logaritmo?
Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.
Quando se usa o logaritmo?
Os logaritmos são usados também na física, uma das aplicações está na escala de decibéis que mede a intensidade de sons suportáveis pelo ouvido humano. ... Portanto, a função logarítmica e também a sua inversa, que é a função exponencial, descrevem vários fenômenos naturais que são de grande importância.
O que é um logaritmo e para que serve?
A idéia básica dos logaritmos é a de transformar operações aritméticas complicadas, como potenciação e radiciação, em operações mais simples. ...
Qual são as aplicabilidades das teorias dos logaritmos em outras áreas do conhecimentos e que áreas são essas?
A aplicabilidade da teoria dos logaritmos em outras áreas do conhecimentos,visa agilizar cálculos, bem como ampliar conhecimentos em assuntos específicos, vejam a seguir algumas aplicações desse fantástico assunto da matemática.
Em quais áreas do conhecimento os logaritmos foi utilizado no incio da sua criação?
Os Logaritmos possuem diversas aplicações na Matemática, entre elas, na Matemática Financeira. Além disso, são utilizados em diversas áreas do conhecimento humano, como na Física, Química, Biologia, Geografia, entre outros. ... Com o surgimento do Logaritmo, deixou-se de fazer muitos cálculos com relações trigonométricas.
Quais as aplicações do logaritmos na matemática?
Logaritmos e os terremotos A escala Richter é logarítmica e é usada desde 1935, por meio dela é possível calcular a magnitude (quantidade de energia liberada), epicentro (origem do terremoto) e a amplitude de um terremoto. Dessa forma, é possível quantificar a energia, em Joules, liberada pelo movimento tectônico.
Qual a definição de logaritmo?
Logaritmo é uma função matemática que está baseada nas propriedades da potenciação e exponenciação. O valor do logaritmo corresponde ao expoente que se deve elevar uma determinada base, positiva e diferente de 1, para que o resultado seja igual a um número positivo b.
Por que o log de 1 e zero?
Confira: O logaritmo de 1, em qualquer base, é sempre igual a zero, pois todo número elevado a zero é igual a 1.
Qual a importância do logaritmo para a matemática?
Logaritmo é uma ferramenta muito importante não somente para a área da matemática, pois possui aplicação em diversos campos da ciência, como na geografia, química e computação.
Quais são as aplicações do logaritmo?
No ensino básico, as aplicações mais evidentes são feitas na Matemática Financeira, Química, Geografia, como podemos ver no artigo Aplicação dos Logaritmos . Na matemática financeira, o logaritmo tem sua aplicação para o cálculo do tempo que um capital deve ser aplicado, a juros compostos, para que ele gere um determinado montante.
Quais são as propriedades dos logaritmos?
Veja a seguir as principais propriedades dos logaritmos. Todos os logaritmos aqui citados satisfazem a condição de existência. O logaritmo do produto de dois fatores é igual à soma dos logaritmos desses fatores. O logaritmo do quociente entre dois números é igual à diferença dos logaritmos desses números.
Quem foi o criador dos logaritmos?
Os criadores dos Logaritmos foram John Napier (1550-1617), matemático escocês, e Henry Briggs (1531-1630), matemático inglês. Eles criaram esse método com o intuito de facilitarem os cálculos mais complexos que ficou conhecido como “logaritmos naturais” ou “logaritmos neperianos”, em alusão a um de seus criadores: John Napier.