Como eram feitas as telhas de barro antigamente?
Índice
- Como eram feitas as telhas de barro antigamente?
- Como foram feitas as primeiras telhas?
- Como surgiu a expressão feito nas coxas?
- O que é feito nas coxas?
- Porque se usava a expressão feito nas coxas para falar das telhas que cobriram as casas antigamente?
- Quando surgiu a telha?
- Quando surgiram as telhas?
- Para que servem as telhas?
- O que significa a expressão meia tigela?
- Quais são as telhas portuguesas?
- Por que as telhas ficavam horríveis?
- Qual a melhor telha para telhado?
- Como utilizar a telha portuguesa em telhados ondulados?
Como eram feitas as telhas de barro antigamente?
As telhas coloniais eram feitas em moldes de madeira, onde eram também secadas ao sol. Imagine se um dono de escravos ia deixar eles dormindo horas no sol com uma telha em cada perna. Essas telhas do Brasil colônia têm em media 75 centímetros de comprimento ou um pouco mais.
Como foram feitas as primeiras telhas?
As primeiras telhas surgiram com os avanços no conhecimento de “queima” da argila, transformando-a em cerâmica. Em eras passadas, descobriu-se que a argila possuía a propriedade de alterar facilmente sua estrutura, conforme o avanço de sua secagem, ou seja, a argila […]
Como surgiu a expressão feito nas coxas?
A explicação mais utilizada para sua origem vem da época da escravatura no Brasil. Os escravos incapacitados de realizar trabalhos pesados eram incumbidos de produzir telhas, moldando a argila em suas coxas.
O que é feito nas coxas?
É difícil encontrar um brasileiro que não tenha ouvido a seguinte história: a expressão “nas coxas” – locução adverbial informal e um tanto grosseira, normalmente empregada com o verbo fazer e que significa “mal, de modo precário ou descuidado, sem capricho” – nasceu com a velha prática colonial de fabricar telhas ...
Porque se usava a expressão feito nas coxas para falar das telhas que cobriram as casas antigamente?
O problema é que cada escravo tinha a coxa de tamanho e formato diferentes, razão pela qual as telhas, depois de prontas ficavam desiguais. Consequentemente, o telhado depois de montado ficava torto (foto abaixo), desalinhado, com aparência de ter sido malfeito. Daí surgiu a expressão “feito nas coxas”.
Quando surgiu a telha?
Foi só no final do século XIX que aconteceu uma revolução na fabricação das telhas. Os irmãos franceses Gilardon dAltkirche criaram as telhas de encaixe. Dessa forma a fabricação se tornou padronizada, os telhados passaram a ficar mais uniformes e novos formatos apareceram, como as telhas portuguesas.
Quando surgiram as telhas?
Foi só no final do século XIX que aconteceu uma revolução na fabricação das telhas. Os irmãos franceses Gilardon dAltkirche criaram as telhas de encaixe.
Para que servem as telhas?
Telha é um elemento na construção civil usado na cobertura de casas e outras edificações. É tipicamente feita em cerâmica, mas pode ser produzida em uma grande variedade de materiais, tais como pedra, cimento, amianto, metal, vidro, plástico, madeira, dentre outros.
O que significa a expressão meia tigela?
O que tem valor insignificante é de meia-tigela. A expressão veio da época da monarquia portuguesa.
Quais são as telhas portuguesas?
Dois tipos de telha portuguesa: a tradicional (primeiro plano) e a moderna. Porto Covo, Portugal.
Por que as telhas ficavam horríveis?
As telhas ficavam horríveis, claro, cada uma de um tamanho. Daí o sentido negativo adquirido por “nas coxas”. A tese é tão difundida quanto furada. Para começar, nunca se encontrou, na arquitetura colonial brasileira, essa construção absurda em que cada telha tivesse um tamanho, algo que seria de uma estupidez notável.
Qual a melhor telha para telhado?
Como regra, são usados conjuntos de telhas, que integrando-se umas às outras formarão o telhado. Uma boa telha oferece encaixes precisos, evitando a infiltração de água ou vento, resistência a intempéries, e desempenho condizente com o previsto no material empregado.
Como utilizar a telha portuguesa em telhados ondulados?
A telha portuguesa é utilizada na construção e acabamento de telhados ondulados, principalmente se o projeto exige uma releitura de estilo e época ou pretende dar uma forma mais arredondada e com movimento ao telhado. A montagem, simples e prática, é facilitada pela hegemonia de cada peça, com encaixe perfeito e ondulação simetricamente definida.