O que acontecia nos manicômios?
O que acontecia nos manicômios?
E a partir do século XIX surgiram as instituições que acolhiam apenas doentes mentais, oferecendo tratamento médico especializado e sistemático em instituições chamadas de manicômios. As condições dessas instituições manicomiais eram precárias e a maioria dos pacientes não tinha diagnóstico de doença mental (loucura).
Como surgiram os hospitais modernos?
Foram implementadas, então, providências mais eficazes no campo da higiene e da saúde pública. Neste contexto surgiram os hospitais modernos, estruturados com novas técnicas, aperfeiçoadas através de longos estudos e inquirições na área da Medicina.
Por que os hospitais foram construídos durante o período medieval?
Muitas ordens religiosas, durante o período medieval, também se dedicaram a este trabalho. A criação dos hospitais foi estimulada principalmente pelo aprimoramento do aprendizado da Medicina e pela evolução das obras sanitárias. Um exemplar dos hospitais construídos em terras islâmicas, durante a Idade Média, é o do Cairo, edificado em 1283.
Qual a origem da medicina hospitalar?
Dessa forma, o hospital era uma espécie de ambiente de transição entre a vida e a morte, de salvação espiritual e de isolamento dos indivíduos “perigosos” para a saúde pública. A novidade no século XVIII foi a constituição de uma medicina hospitalar, terapêutica.
Qual a origem da palavra Hospital?
A expressão hospital procedia do latim ‘hospitalis’, que tem o sentido de ‘ser hospitaleiro’, qualidade que provém de ‘hospes’, que tem a conotação de ‘hóspede, estrangeiro’, e também de ‘aquele que hospeda’. Atualmente este termo é similar ao vocábulo ‘nosocomium’, o qual significa ‘local dos enfermos, asilo dos doentes’.